terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Marinha Grande | CÂMARA APRESENTOU PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO AUDITÓRIO ANTÓNIO CAMPOS


O Município da Marinha Grande apresentou publicamente o projeto de requalificação do Auditório António Campos, numa sessão comemorativa do centenário do nascimento daquele cineasta, que teve lugar no Cine-Teatro Ator Álvaro, em Vieira de Leiria, no passado sábado, 3 de dezembro.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, refere que “aquele espaço municipal encontra-se a carecer de beneficiação, para voltar a acolher programação cultural e outros eventos, que continuem a perpetuar a memória coletiva da sua população. Estou consciente da importância do Auditório para a freguesia, tanto mais que o seu nome está associado àquele que é considerado o pai do cinema etnográfico português. De facto, é de etnografia, património e identidade cultural da Praia da Vieira que falamos, quando recordamos o passado deste equipamento e, sobretudo, quando projetados a sua utilização futura”.

A proposta de requalificação pretende que tenha uma utilização polivalente, de modo a ser possível a dinamização de diferentes utilizações e necessidades logísticas e técnicas, que poderão ser palestras, projeção de cinema, apresentação de espetáculos de teatro ou música, exposições e outros eventos.

A iniciativa, que teve lotação esgotada, integrou também a exibição dos filmes “O Tesoiro”, “A Festa” e “Gente da Praia da Vieira”, realizados por António Campos, na Praia da Vieira, e foi promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Cinemateca Portuguesa, no âmbito do seu projeto FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico.

A sessão contou também com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; dos vereadores Ana Alves Monteiro e António Fragoso; do presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia da Freguesia, Rui Rodrigues; do representante da Cinemateca Portuguesa, Tiago Bernardo Costa; entre outros representantes de entidades e convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário