terça-feira, 6 de dezembro de 2022

SPS lança Prémio de Investigação Noémia Afonso. Estimular a investigação clínica na área do cancro da mama é o objetivo desta distinção


A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) lança o Prémio de Investigação Noémia Afonso, com o objetivo de fomentar a cultura científica e estimular a investigação clínica na área do cancro da mama, promovendo uma colaboração entre as várias especialidades médicas. As candidaturas para esta primeira edição decorrem até dia 31 de maio de 2023.
O prémio, instituído em homenagem à oncologista Noémia Afonso, tem o propósito de reconhecer projetos na área do cancro da mama, que venham a ser desenvolvidos em território nacional.
Serão privilegiados os trabalhos de investigação de natureza interdisciplinar, que contribuam para uma melhoria da intervenção clínica e que demonstrem ter real impacto no desenvolvimento científico, através de critérios como a originalidade e grau de inovação, exequibilidade e potencial impacto na prática clínica ao nível do cancro da mama.
O júri é composto por especialistas de reconhecida competência e mérito, em representação da Sociedade Portuguesa de Senologia, de Associações de doentes com atuação nesta área da oncologia, Liga Portuguesa Contra o Cancro e membros de Universidades e/ou Institutos de Investigação.
Os projetos de investigação podem ser submetidos através do preenchimento de um formulário na página da SPS.
O grande vencedor desta distinção irá receber 20 mil euros, e será anunciado XII Congresso de Senologia, a realizar em outubro de 2023.

Pode consultar o regulamento, aqui.
Sobre a Dr.ª Noémia Afonso
Noémia Afonso foi médica oncologista dedicada ao cancro da mama e ao cancro ginecológico e presidente eleita para o triénio 2021/2022 da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS). A especialista em Oncologia Médica ocupou o cargo de diretora do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, tendo feito parte da equipa de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Faleceu em 2021.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Senologia:
A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) foi criada em 1989, reunindo médicos de diferentes especialidades referentes ao cancro da mama e de diversas regiões do país. É uma associação científica, sem fins lucrativos, que apoia a investigação na área da senologia em Portugal e preza pela sua qualidade, ao mesmo tempo que realiza sessões científicas sob a forma de congressos, jornadas, sessões, conferências e cursos especializados, bem como promove ações de sensibilização para o cancro da mama junto do público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário