terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Universidade de Coimbra | HOJE - Convite - Apresentação do livro Democracia Sequestrada

 
O autor, Ricardo Ribeiro Ferreira, e a editora Media XXI convidam para o lançamento do livro “Democracia Sequestrada: Como a desinformação ajudou a eleger Bolsonaro presidente”.

O evento acontece amanhã (7 de dezembro), às 16 horas, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com apoio da Associação Portuguesa de Imprensa. A entrada é livre.

Participam da apresentação Jorge Castilho, João Palmeiro, João Miranda e Paulo Faustino. 
Sobre o livro - As redes sociais assumiram um papel central na comunicação e têm facilitado potencializadas campanhas de desinformação capazes de interferir na decisão do eleitor. Democracia Sequestrada revela como a distribuição coordenada de narrativas falsas beneficiou atores políticos específicos na maior democracia da América Latina. Através de uma reflexão crítica das transformações no ecossistema mediático e uma análise detalhada de uma ampla amostra de conteúdos que obtiveram alto engajamento em 2018, Ricardo Ribeiro Ferreira oferece evidências de um sequestro do processo deliberativo democrático que consagrou Jair Bolsonaro presidente do Brasil. O livro também apresenta um panorama atualizado das dinâmicas de desinformação em diversos países e os desafios na regulação do fenômeno, sempre dialogando com o contexto brasileiro e as suas origens. Mais do que simplesmente corroborar a tese da expansão em sentido único do que foi registrado nas vitórias do Brexit e de Donald Trump em 2016, o autor demonstra que estes mecanismos vinham sendo empregados muitos anos antes por forças políticas no Sul Global.

Sobre o autor - Ricardo é doutorando em Política na Escola de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Edimburgo (Escócia), onde também é tutor em cursos de política, comunicação e relações internacionais, e mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal). Antes de se dedicar prioritariamente à pesquisa, Ricardo trabalhou por mais de 18 anos como jornalista, com passagens por Folha de S.Paulo, UOL e Agora (Brasil).

Ricardo Ribeiro Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário