sábado, 7 de janeiro de 2023

Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova registou recorde de voos em 2022

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, situado na localidade de Moitas, registou em 2022 um movimento total de aeronaves (1575) largamente superior aos quatro anos anteriores, batendo recorde de voos neste período. Durante o ano de 2022 a maior parte destes movimentos foram provenientes de Bombardeamentos com água, soluções e produtos para preservação do meio ambiente (838), com outras atividades de movimentos privados lúdicos e de trabalho aéreo (737).

No que ao número de voos diz respeito, destaque também para os anos de 2019 (1 186) e 2021 (1 154), que, durante este espaço temporal obtiveram também resultados bastante positivos, tendo antecedido e seguido o período pandémico da Covid-19 em que, também esta atividade foi severamente afetada. Neste sentido, 2020 foi, de longe, o ano mais impactado pela pandemia, tendo registado apenas 596 voos.

Se 2021 marcou o regresso à atividade regular e 2022 superou as expectativas, em 2023 é esperado que possa continuar o ritmo acentuado de movimentos de aeronaves. Este ano ficará também marcado por nova revisão de certificação do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova, por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizada de cinco em cinco anos por esta organização, sob o âmbito do Regulamento (UE) nº 139/2014 de 12 de fevereiro.

As potenciais remodelações e correções no Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova deverão também originar um aumento de investimento anual neste espaço, por forma a corresponder a todas as exigências e critérios estabelecidos.

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios; neste espaço pode encontrar em funcionamento a Escola de Para-quedismo “Sky Fun Center” e a Escola de Paramotor – Clube de Voo Ascendente -, responsáveis por grande parte dos saltos lúdicos privados, servindo ainda de Base Permanente da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário