A Universidade de Verão é uma iniciativa dirigida a estudantes dos diferentes níveis de ensino de todo o país, convidando alunos dos diferentes níveis de ensino (5.º ao 12.º ano), durante uma semana, a experienciarem um conjunto de atividades pedagógicas/científicas orientadas para as mais diversas áreas do saber, assim como a participarem em atividades culturais e desportivas, em formação em soft skills e colaborarem em ações pontuais de voluntariado.
Entre a Academia de Verão (Universidade de Aveiro) de 10 a 14 de julho de 2023, a Universidade Júnior do Porto (Universidade do Porto) de 17 a 21 de julho de 2023 e a Universidade de Verão (Universidade de Coimbra) de 23 a 28 de julho de 2023, foram apoiados cerca de 50 jovens, totalizando um investimento superior a 10 mil euros (encargo de cada vaga na Universidade de Verão para as atividades científicas, o material para realização dos projetos, a alimentação, o alojamento, o seguro, as atividades desportivas e de lazer, e o transporte de ida e regresso).
De destacar que esta iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo em que o Município de Alvaiázere suporta todas as despesas para que os jovens alvaiazerenses possam viver esta experiência, e ainda, que este ano, a novidade foi a oportunidade criada para jovens do 2º e 3º ciclos de ensino de também participarem nesta iniciativa.
Foram, assim, criadas condições para que os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho tivessem acesso a esta experiência diferente e enriquecedora de conhecer uma realidade universitária.
Alvaiázere é o concelho das Terras de Sicó e de Leiria que mais investe na educação dos jovens.
E assim será o continuar deste caminho, encontrando aqui condições únicas no país para se viver e estudar. No exercício económico de 2022, Alvaiázere efetuou uma despesa de 1.325 € por cada aluno matriculado no concelho, o que faz com que este município das Terras de Sicó ocupe a primeira posição do ranking em termos relativos de despesa em Educação por aluno, no total da região. Merece destaque o facto de no ano 2022, no que respeita à despesa total comprometida em termos da Educação, Alvaiázere ter aumentado em cerca de 41% face ao valor comprometido em mandatos anteriores. Uma clara e provada mudança de paradigma com a entrada em funções deste executivo municipal.
Muito se fez nestes 19 meses para melhorar as condições de estudo no concelho, e assim é para manter!
Nenhum comentário:
Postar um comentário