No dia 31 de dezembro de 1920 foi criada a Paróquia de Alvito da Beira, separando-a da de Sobreira Formosa por decreto do Arcebispo Dom Manuel Mendes da Conceição Santos: o aniversário do centenário desta efeméride caiu em plena pandemia pelo que, três anos volvidos, foi assinalado esta quinta-feira, 10 de agosto, dia do Mártir São Lourenço - o padroeiro. A celebração contou com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Dom Antonino Dias, dos sacerdotes ainda vivos que foram responsáveis pela Paróquia, das entidades convidadas e dos fiéis.
Para perpetuar o centenário, foi descerrada uma placa comemorativa por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Alberto Coelho, presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, o pároco Padre Silvano Vasconcelos e o Bispo Dom Antonino Dias. Seguiu-se a inauguração de exposição fotográfica em que são destacados os sacerdotes que foram párocos, os sacerdotes naturais da Freguesia, o documento da criação da Paróquia e o Arcebispo responsável, bem como o Bispo Diocesano e o Papa Francisco. Realizada com o apoio do Município, esta exposição ficará na Sacristia da Capela. A Câmara apoiou ainda com a verba de dez mil euros que foi utilizada para a pintura exterior e interior da capela.
Todos os presentes foram convidados a assinar o livro que perpetuará a celebração do centenário. Foi ainda benzido um novo espaço de oração em Alvito da Beira: junto ao Centro de Dia, e por oferta de privados, há uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima para os devotos e que já está disponível para visita. Nos próximos dias, Alvito da Beira realizará a festa anual em louvor de São Lourenço, entre os dias 11 e 14 de agosto.
Sónia Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário