Iniciativa dirigiu-se aos jovens dos 9.º e 12.º anos de escolaridade para lhes proporcionar a oportunidade de conhecer melhor profissões que poderão ser a sua escolha de futuro
A Câmara Municipal de Águeda promoveu, na sexta-feira, uma Feira dos Profissionais que juntou, no pavilhão multiusos do Ginásio Clube de Águeda (GICA), cerca de 80 profissionais de diferentes áreas e alunos dos 9. e 12.º anos das escolas do concelho.
Esta iniciativa, promovida em parceria com a Fapágueda - Federação das Associações de Pais do Concelho de Águeda, teve por objetivo proporcionar a estes alunos dos ensinos regular e profissional, a maior diversidade possível de opções profissionais para conhecimento e esclarecimento de dúvidas.
Nesta ação, que reflete o compromisso do Município com a educação, os diferentes profissionais dos mais variados campos de ação puderam apresentar e mostrar as características das suas profissões, respondendo a dúvidas, confirmando as opções já definidas de alguns alunos e cativando outros para as suas atividades. Uma oportunidade para “esclarecer relativamente ao que pode muito bem ser a escolha do seu futuro”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda que apelou aos jovens para aproveitarem bem e recolherem o máximo de informação possível.
Marlene Gaio, Vereadora da Educação, salientou a presença destes profissionais que, de uma forma “abnegada e altruísta”, estiveram disponíveis para os cerca de 650 jovens alunos que percorreram as “bancas” de informação. A educação, que é, sublinha, “o maior elevador da sociedade, dos pontos de vista social e económico”, pelo que todo o investimento que possa ser feito nesta área é essencial.
E pela adesão – tanto de profissionais como de alunos – a esta iniciativa, esta foi uma aposta que “valeu a pena”. Isso mesmo salientaram alguns jovens que (re)afirmaram a importância desta feira. “É uma grande iniciativa que ajuda várias pessoas a decidir melhor o que vão fazer na sua vida profissional”, disse um dos alunos, com um outro a salientar que “é benéfica para todos”.
Esclarecedora e com muitas informações ao dispor, foram algumas das características que mais agradaram os alunos. “Há várias áreas que podemos ver, conseguimos tirar dúvidas, obter informações e isso é muito importante”, declarou uma outra jovem.
Refira-se que nesta feira estiveram representados profissionais das mais varias áreas, desde artes, serviço social, informática, advocacia, engenharia civil, mecânica, medicina, turismo, contabilidade e marketing, nutrição, entre muitas outras, com destaque ainda para bombeiros, PSP, GNR, Exército e Força Aérea.
Ana Sofia Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário