A logística e as cadeias de abastecimento são fundamentais para a operação de qualquer negócio que lida com produtos físicos, garantindo que eles cheguem ao destino certo, na quantidade certa e no momento certo, com eficiência e custo-benefício. É com base nesta premissa e para ajudar as empresas e os seus gestores a tornarem estes processos mais eficientes que surge a nova Pós-Graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento, reconhecida pela European Logistic Association (ELA). Uma formação que combina a excelência académica da Católica Porto Business School (CPBS) com a experiência e a ligação às empresas da Associação Portuguesa de Logística (APLOG).
Luís Marques, codiretor desta pós-graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento, explica o porquê da junção destas duas áreas numa mesma formação. “Se por um lado a logística trata do planeamento, implementação e controlo eficiente e eficaz do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes. A cadeia de abastecimento é um sistema interligado de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na movimentação de um produto ou serviço do fornecedor ao cliente englobando todos os processos e fluxos necessários para produzir e entregar um produto final”, refere.
“Esta diversidade setorial permite enriquecer a experiência com diferentes processos e desafios, e a perspetiva global dá a possibilidade de compreender a complexidade existente nas cadeias globais,” complementa Raul Magalhães, codiretor da Pós-graduação. Pretende-se que através de uma visão 360º de três cadeias de valor, enquanto exercício replicável noutras áreas, o participante possa identificar a intervenção e o papel da Logística e Supply Chain no sucesso das empresas.
A pós-graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento destaca-se por oferecer um programa abrangente, desenhado para dar resposta às atuais e futuras necessidades dos profissionais. Com uma forte componente prática, inclui estudos de caso, projetos, simulações e visitas a empresas, preparando os participantes para desafios reais. Apesar de oferecer competências especializadas em logística e cadeia de abastecimento, a formação está desenhada para providenciar conhecimentos num ciclo completo de gestão, desde a definição da estratégia, até à sua operacionalização em micro-funções.
Communication Consultant
Nenhum comentário:
Postar um comentário