terça-feira, 15 de março de 2016

360º - Nicolau Breyner: as histórias que tem mesmo de conhecer

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO PS, o PCP e o BE querem reduzir o número de alunos por turma. O objetivo, conta o DN, é fazer com que haja menos indisciplina (ela é, segundo o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, "o maior problema das escolas").

Mais um episódio da telenovela BES: hoje, José Maria Ricciardi reage no Público ao livro "Dias do Fim", no qual Ricardo Salgado se defende das acusações de ter tido responsabilidade no colapso do banco. Uma das frases é longa, mas reveladora: "É pelo menos patético que quem é responsável pela destruição de um património familiar de várias gerações, e ainda pelos incalculáveis prejuízos causados à economia nacional, às poupanças de milhares de depositantes, colaboradores e investidores, venha a terreiro arvorar-se em baluarte da honra e da dignidade da família, que ele próprio traiu e aviltou".

Noutro banco, a Caixa Geral de Depósitos, do que se fala é de nomes. Diário Económico cita uma fonte do Governo que elogia alguém que poderá ser o novo líder da instituição. Trata-se de Paulo Macedo. Precisamente, o antigo ministro da Saúde do executivo PSD-CDS, que também foi vice-presidente do BCP.

A Birmânia já tem um Presidente eleito democraticamente. É o primeiro em mais de 50 anos.Htin Kyaw foi escolhido esta terça pelo Parlamento e é um homem da confiança da Nobel da paz Aung San Suu Kyi, que estava impedida de se candidatar.

Depois de vencer o Tondela por 4-1, o Benfica continua em primeiro lugar na liga, com mais dois pontos do que o Sporting. Rui Vitória tinha dito que preferia "estar cansado a ganhar do que cansado por não estar a competir" e, na crónica sobre o jogo de ontem, o Diogo Pombo confirma: "Este Benfica cansa, cansa e cansa".

Informação relevanteA notícia apareceu pelas quatro e meia da tarde - e, a partir daí, não pararam de cair histórias, desenvolvimentos e homenagens.A morte de Nicolau Breyner, aos 75 anos, não era esperada e isso só aumentou a sensação de perda. Há alguns anos, referindo-se à sua própria mortalidade, o ator tinha dito:"Isto ia acabar mais cedo ou mais tarde". Acabou ontem.
Ao longo das últimas horas, o Observador contou-lhe as cinco histórias que tem mesmo de conhecer sobre a vida de Nicolau Breyner, lembrou as suas frases mais marcantes, mostrou asfotos do seu percurso, recordou os seus papéis na televisão e nosfilmes (a que juntou a visão pessoal do crítico de cinema Eurico de Barros), escreveu sobre o facto de ele nunca ter esquecido o Alentejo, e registou as reacções de colegasamigos e responsáveis políticos.

A maratona para a aprovação do Orçamento do Estado continua e já há certezas sobre várias medidas que vão mesmo entrar em vigor: a dedução fixa em IRS de 600 euros por filho, a redução do IVA na restauração, a gratuitidade dos manuais escolares do 1.º ano e a possibilidade de dedução do IVA das despesas com veterinário.

Já hoje, o Fisco vai lançar uma nova página no Portal das Finanças para que possa consultar o dinheiro que gastou com rendas, taxas moderadoras e propinas.

O banco norte-americano Morgan Stanley mandou um relatório aos seus clientes onde fala de Portugal. Não diz coisas optimistas. Segundo o banco, "a falta de reformas está rapidamente a tornar-se um fator preocupante" e, por isso, são cortadas as estimativas de crescimento da nossa economia. O título do relatório, aliás, é esclarecedor: "Portugal - Caminhando num Terreno Incerto".

Há 500 mil portugueses, empresas e instituições que têm dinheiro a receber por causa dos seus contratos de luz, água ou gás. Depois de uma mudança na lei, os fornecedores foram obrigados a devolver a caução que haviam cobrado para prevenir faltas de pagamento - mas muita gente não foi pedir esse dinheiro. Existe uma lista com os nomes de todos os que têm direito a receber e ela pode ser consultada aqui(não tem nada que agradecer).

Por falar em energia e em água - não se irrite. Já se sabe que esse é um assunto delicado. A Deco revelou que em 2015 recebeu 700 mil queixas de consumidores, um aumento de 24% em relação ao ano passado. Os principais alvos das reclamações foram precisamente aqueles dois setores.

O Observatório do Tráfico de Seres Humanos avisa que há portugueses a trabalhar como escravos em Espanha e na Alemanha. São levados por grupos criminosos.

Quando alguém fala em misturar justiça e política isso faz-lhe lembrar algum país? Não, esse não - outro. Por exemplo, os Estados Unidos: a polícia americana vai investigar se os discursos do candidato presidencial Donald Trumpincitaram à violência que aconteceu nos últimos dias. Ou o Brasil: a juíza que deveria decidir sobre o pedido de prisão preventiva de Lula da Silva abdicou de tomar posição e mandou o caso para o juiz federal encarregue do caso; além disso, soube-se que o antigo Presidente admitiu que o Instituto Lula pode ter recebido doações de empresas que estão a ser investigadas no processo Lava Jato (algo que, assegura, "não é vergonha nem crime").

Mais países de onde vêm más notícias. Em Angola, o ativista Nuno Dala, que está a ser julgado no processo de Luaty Beirão, entrou em greve de fome. Na Coreia do Norte, Kim Jong-un anunciou que vão ser feitos novos testes com uma ogiva nuclear.

Vladimir Putin anunciou que a Rússia cumpriu os seus objetivos na Síria e mandou retirar a maior parte das tropas no terreno. Mas garantiu que vai continuar a participar no processo de paz.

Os nossos EspeciaisDepois da polémica com o livro "Alentejo Prometido", de Henrique Raposo, o Nuno Costa Santos olhou para a nossa literatura e falou com especialistas. Tudo visto e somado, pergunta: "Portugal é um país de suicidas?".

O José Carlos Fernandes aproveitou o anúncio da reforma do grande maestro Nikolaus Harnoncourt para reflectir sobre as mudanças ocorridas na interpretação musicalnos últimos 50 anos.

Notícias surpreendentes
O Museu Nacional de Arte Antiga já tinha conseguido juntar 200 mil euros para comprar o quadro "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira. Agora, a Fundação Aga Khan decidiu ajudar a duplicar esse valor, com uma doação de outros 200 mil euros. Já só faltam mais 200 mil, para se chegar aos 600 mil necessários. Haverá por aí mais algum mecenas?

São 45 fotografias que mostram o Portugal de outros tempos. Milhares de pessoas ajoelhadas na Cova da Iria a assistirem ao Milagre de Fátima; pais a abraçarem o filho no regresso da guerra em África; ou a construção da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, ou da ponte sobre o Tejo. Dê uma olhadela porque vale a pena.

Se acha que precisa de ajuda para um dia que vai ser complicado, nós damos-lhe oito truques (para o rosto, para os olhos, para os lábios e mais) que tornam a maquilhagemnatural. Mas se o que tem é vontade de espairecer, o Pedro Esteves sugere-lhe sete concertos para ver esta semana,que vão de Tricky a Filho da Mãe (e ainda há um festival, o Caparica Primavera Surf Fest).

O jornal Corriere della Sera assegura ter descoberto a verdadeira identidade da escritora Elena Ferrante. A autora, que se tornou num fenómeno de vendas em todo o mundo, esconde-se atrás de um pseudónimo desde 1992, mas agora o mistério pode ter sido revelado. A aposta é em Marcella Marmo, professora na Universidade de Nápoles. Ela nega.

Agora já tem muita informação para o seu dia, mas saiba que as notícias não param. Por isso, no Observador estamos sempre atentos ao que acontece. Vá passando por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário