terça-feira, 15 de março de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ Novo tiroteio em Bruxelas. Atiradores em fuga

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS DE PARIS 
As polícias belga e francesa estavam a conduzir uma operação antiterrorista num subúrbio de Bruxelas quando foram alvejadas. Há três polícias feridos e dois atiradores podem estar escondidos no bairro
LULA DA SILVA 
O jornal O Globo assegura que o ex-presidente brasileiro confidenciou a apoiantes que aceitará ser ministro de Dilma Rousseff. Investigações em curso passariam para o Supremo Tribunal Federal do país.
ORÇAMENTO 2016 
PS aprovou proposta do PCP que reduz taxa máxima de IMI de 0,5% para 0,45%. Alteração entra já neste Orçamento, mas o impacto só será sentido pelos contribuintes em 2018.
SWAPS 
O Governo vai recorrer da decisão do Tribunal de Londres que declarou válidos os swaps do Santander Totta contratados pelos metros de Lisboa e Porto, Carris e STCP, com um valor global de 1800 milhões
PARLAMENTO 
Deputados pediram informações ao Governo sobre eventuais benefícios fiscais concedidos à Arrow Global, ou filiais, mas ainda não há resposta. Comissão de Ética reúne sem novidades do caso Maria Luís.
BANCA 
A venda do Novo Banco abre a porta da consolidação na banca. Mais do que o controlo estrangeiro, o que está em causa é o domínio dos bancos portugueses pelo capital de um só país.
AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO 
A Autoridade para as Condições do Trabalho comprou um drone que vai utilizar para detectar trabalhadores ilegais em campos agrícolas e florestais. Para já, não há conflitos com a proteção de dados.
PARLAMENTO 
Sociais-democratas não se consideram suficientemente esclarecidos sobre a decisão do ministro da Cultura em demitir António Lamas no final de fevereiro.
ANGOLA 
Bento Kangamba, sobrinho de José Eduardo dos Santos, esteve envolvido num processo de fraude fiscal, branqueamento de capitais e incentivo à prostituição.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a igualdade de género "é uma forma de estar" e disse que a questão está no topo das suas preocupações, definindo-se como um "Presidente quase feminista".
FERTILIDADE 
Portugal foi o país da União Europeia (UE) com a taxa de fertilidade mais baixa em 2014, de 1,23 bebés por mulher, e foi também o Estado-membro que registou a maior queda de nascimentos desde 2001 e 2014, revela o Eurostat.
Opinião

Rui Ramos
Durante anos, apresentaram-nos a UE como um factor de estabilidade. A mistura de inacção cínica e de demagogia humanitarista neste caso dos "refugiados" está a fazer da UE um factor de instabilidade.

José Conde Rodrigues
Apesar dos estímulos, tendência continua a ser no sentido da estagnação económica. O panorama é de crescimento económico anémico, com elevado endividamento e incipiente aumento de produtividade.

Laurinda Alves
A pergunta prévia que todos nos fazemos é “até que ponto o doente cirúrgico se sente à vontade entre pares” já que, uma vez dentro do Bloco Operatório, ele também faz parte da equipa?

Paulo de Almeida Sande
Ora sendo a língua portuguesa a pátria de nós todos, como quis o desassossegado Soares, que dizer dos homens públicos de todos os quadrantes que a usam descuidadamente ou com ignorância?

Luis Carvalho Rodrigues
O que me escandaliza não são os devaneios multiculturalistas da Direcção-Geral de Saúde. É o próprio manual, o objecto, o produto em si. É o imenso e escandaloso desperdício que representa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário