terça-feira, 15 de março de 2016

“Jihadileaks”. Há cinco combatentes do Estado Islâmico com ligações a Portugal

Dissidente entregou milhares de documentos à Sky News. Entre os dados estão nomes, moradas, números de telefone e contactos de cerca de 22 mil elementos do grupo terrorista.
Há cinco jihadistas com ligações a Portugal que constam da lista com os ficheiros secretos do autoproclamado Estado Islâmico.
A lista divulgada, na semana passada pela televisão britânica Sky News, tem sido investigada pelo semanário “Expresso”, que adianta a notícia.
Três desses cinco jihadistas são portugueses. Da lista constam ainda dois cidadãos estrangeiros que passaram por Portugal, antes de se alistarem no grupo terrorista.
O documento contém dados pessoais de cerca de 22 mil alegados terroristas, de mais de 50 países, que se alistaram no Estado Islâmico nos últimos anos. De acordo com a Sky News, foi um dissidente arrependido do movimento jihadista que entregou a documentação em suporte informático, que terá sido roubada da direcção da polícia de segurança interna do grupo.
O formulário tem 23 perguntas, que passam pelo nome, a data e local de nascimento, a morada, as habilitações e o tipo de sangue, mas também por questões sobre o grau de conhecimentos que o candidato tem da "jihad" ou experiências anteriores de envolvimento em actividades extremistas.
Muitos dos jihadistas encontram-se na Europa ocidental, nos Estados Unidos, no Canadá, no Magreb e no Médio Oriente.
As autoridades portuguesas estão a analisar a lista com dados de elementos alegadamente ligados ao autoproclamado Estado Islâmico, segundo confirmou a ministra da Administração Interna. Constança Urbano de Sousa referiu que não é de esperar “nenhuma novidade” quanto a cidadãos portugueses envolvidos.
Fonte: rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário