terça-feira, 15 de março de 2016

‘Águias’ cumprem ‘profecia’ de Jesus

Equipa de Rui Vitória volta a ultrapassar o Sporting na tabela classificativa com golos de Jardel, Jonas e Mitroglou. Tondela faz golo de honra no último lance de jogo.
O Benfica regressou esta segunda-feira à liderança isolada do campeonato nacional com um triunfo sobre o Tondela por 4-1 no jogo que encerrou a 26ª jornada. Jardel, Jonas (2) e Mitroglou marcaram os golos do Benfica, enquanto que Nathan Junior reduziu já perto dos noventa.
Depois de uma semana de emoções intensas fora de casa, a equipa de Rui Vitória voltou a jogar na Luz com a obrigação de ultrapassar o Sporting no primeiro lugar do campeonato nacional. O técnico dos 'encarnados' deixou Samaris no banco e lançou em jogo Talisca e Fejsa na equipa titularpara o ataque à formação de Petit. O Tondela apresentou-se na Luz sem surpresas no onze inicial, e sem complexos por estar a defrontar o bicampeão nacional.
Logo aos 2 minutos, Mitroglou colocou a bola no fundo da baliza do guarda-redes Claudio Ramos, mas o lance acabou por ser anulado pelo árbitro Luís Ferreira. Perante um Estádio da Luz com mais de 50 mil pessoas nas bancadas, o Benfica procurou muito cedo adiantar-se no marcador. O Tondela apresentou-se em bloco baixo, e nos instantes inciais parecia que conseguiria conter o ímpeto ofensivo da formação encarnada. No entanto, a resistência da equipa de Petit durou apenas 10 minutos, e num lance de bola parada sofreu o primeiro golo da noite por intermédio de Jardel. O defesa central correspondeu da melhor forma a um pontapé de canto batido por Gaitán e de cabeça deu a vantagem ao Benfica.
A vencer por 1-0, o Benfica aumentou os índices de confiança, e afastou qualquer espectro de nervosismo que pudesse surgir perante uma equipa que sabe defender e que procurava pontuar na Luz. No enanto, minutos depois de marcar o golo, Jardel viu o cartão amarelo aos 13 minutos e ficou a saber que não irá defrontar o Boavista na próxima jornada por acumulação de cartões.
Aos 24 minutos, Nico Gaitán voltou a ser determinante na manobra ofensiva do Benfica, e com um passe rasteiro para o coração da área do Tondela, entregou a bola a Jonas. O avançado brasileiro com um pontapé de primeira fez o 2-0, e dilantou a vantagem para os 'encarnados'. Ao intervalo, o Benfica vencia o Tondela com uma margem confortável perante uma plateia de 51.314.
No segundo tempo, o Tondela entrou melhor no jogo, e com duas situações de perigo junto à baliza de Ederson colocou em sentido os homens de Rui Vitória. Primeiro foi Nathan Júnior, que com um remate aos 47 minutos levou a bola a passar perto do poste da baliza do Benfica, e depois foi Dolly Menga que aos 51 minutos, após excelente trabalho de Karl, não deu o melhor seguimento à jogada criada pelos seu companheiro de equipa.
A reação do Benfica não se fez esperar, e aos 54 minutos de jogo Rui Vitória lançou Salvio e tirou Talisca. O extremo argentino entrou bem na partida e logo no primeiro lance que passou pelos seus pés assistiu Mitroglou para o coração da área. O avançado grego ainda tentou o golo de calcanhar, mas o guarda-redes do Tondela estava atento e negou o golo ao Benfica.
Antes dos 60 minutos, Nico Gaitán pediu para ser substituído, e o técnico Rui Vitória foi obrigado a lançar Gonçalo Guedes aos 58 minutos. O Tondela procurava voltar a discutir o resultado, mas quem criava mais perigo era o Benfica, que via Cláudio Ramos negar o golo aos jogadores 'encarnados'.
Aos 69 minutos, Jonas voltou a marcar no jogo depois de um mau alívio na área do Tondela. O avançado brasileiro mostrou sentido de oportunidade quando um mau alívio de Bruno Nascimento acabou por ficar à sua mercê para de cabeça fazer o 3-0. Com este golo, Jonas já leva 28 golos esta época e é atualmente o melhor marcador da Europa.
Antes do apito final, Mitroglou aproveitou uma desatenção dos defesas do Tondela e com uma frieza gélida fez o 4-0 para mais uma explosão do 'vulcão' da Luz. O avançado grego já leva 16 golos no campeonato, mas vai falhar o jogo no Estádio do Bessa por ver um cartão amarelo, por tirar a camisola durante os festejos. E quando todos davam o jogo como terminado, o Tondela reduziu por Nathan Junior no último lance do jogo.
Com este resultado, o Benfica ultrapassou novamente o Sporting no primeiro lugar do campeonato nacional e soma agora 64 pontos, mais dois que os 'leões'.
Fonte: sapo desporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário