sábado, 9 de abril de 2016

Embaixada dos EUA na Turquia alerta para “ameaças credíveis” em áreas turísticas de Istambul

Foto:24.sapo.pt
A embaixada dos Estados Unidos na Turquia alertou hoje ter conhecimento de "ameaças credíveis" de terrorismo em áreas turísticas em Istambul e da estância balnear de Antália, aconselhando os cidadãos norte-americanos a cuidados redobrados.

O alerta da missão diplomática norte-americana na capital turca surge um dia depois de Israel ter feito idêntico aviso, falando de um "iminente risco" de ataques e pedindo aos turistas israelitas que se encontrem de visita à Turquia para regressarem a casa.

"A Embaixada dos Estados Unidos na Turquia informa os cidadãos norte-americanos de que existem ameaças credíveis nas áreas turísticas, em particular nas praças públicas e nas zonas das docas em Istambul e na estância balnear de Antália", lê-se num aviso publicado no sítio oficial da missão diplomática norte-americana.

"Pedimos que usem de extrema prudência se se encontrarem próximo de tais zonas", acrescenta-se no aviso.

A 19 de março, Istambul foi alvo de um atentado terrorista numa das principais ruas do comércio local, provocando a morte a quatro turistas estrangeiros, três deles israelitas, ataque suicida atribuído pelo Governo islâmico-conservador turco ao grupo Estado Islâmico (EI).

A Turquia está há vários meses em estado de alerta reforçado na sequência de uma inédita série de ataques atribuídos e/ou reivindicados ao EI ou ligados à retoma do conflito curdo.

Em fevereiro e março, dois atentados com viaturas armadilhadas causaram mais de 60 mortes no centro da capital turca.

Ambos foram reivindicados pelo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), grupo radical e dissidente do PKK, que lidera desde 1984 uma rebelião contra o Estado turco que já causou mais de 40.000 mortos.

A 10 de Outubro de 2015, o EI reivindicou o ataque terrorista mais mortífero na capital turca, que provocou a morte a 103 pessoas que participavam numa manifestação pró-curda em Ancara.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário