terça-feira, 26 de abril de 2016

Estudante português vítima de agressão racista na Polónia Leia mais: Estudante português vítima de agressão racista na Polónia

O caso foi noticiado pelo jornal "Público" que citou o portal de notícias "Rzeszów News".
 
O jovem de 18 anos foi hostilizado na noite de 9 de Abril quando decidiu sair à rua. Um homem ter-lhe-á chamado "lixo" e puxado pela roupa e pelo cabelo. O agressor é um militar de 38 anos que já cumpriu uma missão no Afeganistão.

O agredido faz parte de um grupo de 15 estudantes portugueses que se encontram naquela cidade desde o dia 3 de Abril ao abrigo do Erasmus+, um programa da União Europeia. Os portugueses estão a frequentar uma escola de eletrotecnia e nas primeiras semanas ficaram hospedados num hostel do centro da cidade. Contudo, já foram transferidos para uma casa nos arredores da cidade e contratada uma equipa de segurança para os proteger.

A agressão ao jovem português não foi o único incidente. Outros estudantes portugueses do mesmo grupo já sentiram a animosidade de parte da população em transportes públicos, lojas ou em plena rua. A hostilidade manifesta-se em insultos e gestos obscenos.

Segundo as autoridades, os jovens portugueses estão a ser confundidos por migrantes muçulmanos. O "Público" cita ainda o professor responsável pelos alunos, Stanislaw Augustine, confessando que "como polaco, tenho vergonha que cidadãos de outros países sejam alvo direto de comentários racistas". "Os estudantes polacos estiveram em Portugal e foram recebidos de forma calorosa, pensada, gentil, para não dizer amigável. Os estudantes portugueses vêm cá e acontecem estas coisas", acrescenta.

O caso já foi levado ao consulado de Portugal na Polónia.


Fonte:JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário