terça-feira, 26 de abril de 2016

360º -- Que agência é esta que nos mantém acima de 'lixo'? E manterá?


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Os taxistas iniciam hoje uma semana de protestos contra a Uber. O investimento de seis milhões de euros para “descarbonizar” motores de mil táxis, previsto no Plano Nacional de Reformas do Governo aprovado quinta-feira, não calou a fúria.

Sobre o Banif continuam a saber-se informações aos bochechos. A notícia de hoje é que a decisão da Comissão Europeia sobre a resolução foi tomada por todos os comissários, de forma colegial, e que Portugal foi avisado de que podia haver a dita resolução no final de outubro. Ontem soube-se também que oBCE recusou dar informações sobre a supervisão bancária em Portugal a um eurodeputado do PCP. O que deve significar que Nuno Melo e o CDS terão dificuldades em obrigar Vitor Constâncio a falar, depois do vice-governador terrecusado prestar depoimento à Comissão de Inquérito.

A banca, aliás, não sai da atualidade. Em relação ao BPI, Isabel dos Santos deve retomar esta semana as negociações para um acordo com no Caixabank, noticiou o comentador Marques Mendes na SIC.  Já no BES, escreve o Económico, a fatura depois do colapso para acionistas e obrigacionistas já irá nos 16 mil milhões.

Da banca para o futebol: a jovem estrela do Benfica Renato Sanches é um dos jogadores que o Manchester (de Mourinho?) quer como reforço. Estará disposto a pagar 60 milhões, 20 milhões abaixo da cláusula de rescisão.


Informação relevante

Só há uma agência que classifica com grau de investimento a dívida portuguesa e nos mantém acima de 'lixo'. Chama-se DBRS e na próxima sexta-feira volta a pronunciar-se sobre o rating e outlook soberano nacional. Que agência é esta que salva Portugal de um resgate? O que faz os seus cálculos serem diferentes? Até que ponto nos pode assustar? O Edgar Caetano explica.

Sem sustos foi o primeiro 25 de Abril de Marcelo Rebelo de Sousa. Fez-se de cravo na mão (não foi sem ele, mas também não o colocou na lapela) e com um discurso que incluiu dois apelos, três perguntas e quatro desafios. Foi a resposta do Presidente que antes ouvira a esquerda saudar o "regresso de Abril", o CDS levar o Programa de Estabilidade para a discussão e o PSD falar em "salazarismo bafiento" (críticas a que o primeiro-ministro se mostrou surdo). Já o PAN preferiu dar como exemplo o Butão. Mas, será mesmo um bom exemplo?

E a locomotiva Marcelo não para, por mais que o Presidente sinta saudades de conduzir, de nadar no mar e dos netos, como confessou à Rita Dinis a bordo de um velho comboio alentejano. O Presidente, que até já convenceu Manuel Alegre a admitir votar nele, recebe hoje os partidos de esquerda, a quem seguramente voltará a falar na necessidade dos consensos em que insistiu na mensagem do 25 de Abril.
Por tudo isto, Rui Ramos escreve sobre o paradoxo do Presidente.

No Brasil, 62% dos brasileiros já querem novas eleições,apesar de Lula continuar a falar em "bando de oportunistas" ao referir-se ao possível impeachment da presidente Dilma Rousseff, processo que continua em marcha. E quem pode ocupar o palácio do Planalto se Dilma cair? Michel Temer, o brasileiro paciente. 

Outro presidente, Barack Obama, fez política na Europa. Em Inglaterra nem a imagem 'fofinha' do pequeno príncipe em roupão, acordado até mais tarde para o cumprimentar, demoveram o presidente americano de se manifestar contra o Brexit e de fazer sérios alertas quanto às consequências da saída do Reino Unido da Europa. Já na Alemanha, Obama anunciou que enviará mais 250 soldados para a Síria e que as sanções à Rússia só acabam se os russos cumprirem os acordos de Minsk.

Ainda sobre os EUA.  Antes de mais uma terça-feira quente para as primárias americanas, houve mexidas nos republicanos.O ultraconservador Ted Cruz e o moderado John Kasich decidiram fazer um pacto anti-Trump para obrigar a convenção aberta onde a nomeação do magnata deixe de ser uma garantia. Trump fala em "desespero" dos adversários.

Do fim de semana destaque ainda para as eleições legislativas na Sérvia, onde se confirmou a vitória do primeiro-ministro de centro-direita, Aleksandar Vucic; e para as presidenciais na Croácia, onde o candidato do partido ultranacionalista FPÖ Norbert Hofer venceu a primeira volta.


Os nossos Especiais
Nos 100 anos da morte de Mário de Sá-Carneiro, a Rita Cipriano recordou o poeta, escritor, fundador da revista Orpheu. Chamavam-lhe “maluquinho”, e ele escrevia poesia, prosa, teatro, sem nunca parar. Pode recordá-lo também neste ensaio do especialista Fernando Cabral Martins.

Marco e Juliana têm uma outra história para recordar e contar aos netos quando forem mais velhos. A Catarina Marques Rodrigues contou-a ao pormenor, num dos textos mais lidos do Observador neste fim-de-semana prolongado. O casal, de 14 e 16 anos, criou uma manobra de diversão e escapou ao controlo dos pais para poder viver um amor que a distância separava. Mas durou apenas três dias. Acabou na GNR da Nazaré, habituada a casos destes e a muitas outras paixões: até há quem por lá apareça, de anel na mão, a pedir ajuda para um pedido de casamento.

Ainda memórias, mas de outro tipo. As dos colecionadores de cromos, dos que mantém as cadernetas desde sempre e que já andam nas trocas finais do Euro que está a chegar. O Tiago Palma falou com eles e percebeu que quem gosta de colecionar também já usa a internet, mas não desiste do velho passatempo. Ou será um vício?

Um vício parece ser Lisboa para os turistas. O boom não para de crescer. Pode falar-se em excesso? Haverá turismo a mais?Como reagiram as outras cidades mais visitadas do mundo? As respostas são do Hugo Tavares da Silva.


Notícias surpreendentes
A sexta temporada da Guerra dos Tronos era aguardada com uma devoção que só quem vê a série perceberá. Aconteceu domingo à noite e até houve quem ficasse decepcionado. Mas os grandes fãs, como o Alexandre Borges, só querem que abrande o ritmo de mortes. Daí o pedido: por favor, não matem o anão.

A revista Time já nos habituou com a sua lista dos 100 mais influentes. Mas há quem não saiba de outra lista paralela, a que é feita de personalidades... do mundo animal. Quer saber quem foram os bichos determinantes em 2015Mete o leão Cecil e o urso de "The Revenant".

Começou mais uma edição do Estoril Open. Tempo para falar com o único finalista português, Frederico Gil, e para recordar como era chique o ténis de outros tempos.

Anote na agenda, ponha alertas. O Dia da Mãe é já domingo, dia 1. E aproveite esta lista de sugestões da Ana Dias Ferreira, garanto-lhe que podem ser muito úteis.

Outra sugestão sempre útil. Manter o Observador à distância de um clique, para se manter informado ao longo do dia. Com a primavera instalada (será?), tenha um bom arranque de semana na nossa companhia.

Um dia feliz e produtivo é o que lhe desejo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário