segunda-feira, 4 de abril de 2016

Julgamento de jovem acusado de matar adolescente começa hoje

"...A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento...!" John Rawls


O Tribunal de Santarém começa hoje a julgar o jovem suspeito de matar um adolescente de 14 anos em maio de 2015, em Salvaterra de Magos, e que é acusado de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

O arguido, atualmente com 18 anos, é acusado de ter matado o adolescente na noite de 11 de maio de 2015 devido aos golpes que lhe desferiu com um tubo de metal, no corpo e na cabeça, e de, na tarde de dia 13, ter arrastado o cadáver, escondendo-o no sótão do prédio onde o crime ocorreu.

O jovem, preso preventivamente no estabelecimento prisional especial de Leiria desde 15 de maio de 2015, é acusado de ter agido "motivado pelo seu gozo pessoal" e pelo "desejo" de ficar com um telemóvel, peças de roupa e ténis que pertenciam à vítima, matando "por motivos insignificantes".

No processo, consultado pela Lusa, é referido que o jovem apresentou várias versões desde o primeiro momento em que foi ouvido pela Polícia Judiciária, a 12 de maio, uma disparidade "demonstrativa de que falta frequentemente à verdade, tentando adaptar o discurso às circunstâncias".

Além da sessão agendada para decorrer ao longo de todo o dia de hoje, o coletivo de juízes, presidido por Raquel Matos Rolo, marcou já a continuação do julgamento para o próximo dia 14.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário