Monarcas do Médio Oriente, ladrões de bancos, primeiros-ministros, jogadores de futebol, pedófilos. O esquema ajudava tudo e todos a esconder dinheiro, mesmo depois de condenados.
Fuga de informação massiva revela enriquecimento ilícito em paraísos fiscais de amigos de Vladimir Putin e de vários antigos e atuais líderes de Estado e será maior que o caso Wikileaks.
Hollande e Moscovici agradecem à imprensa a denúncia da utilização de offshores para fins criminosos. Reino Unido prometeu investigar atividades ilegais. As reações dos líderes políticos aqui.
Dos 28 Estados-membros, apenas 8 países consideram que o Panamá é um offshore. Portugal está entre estes países, mas França, Reino Unido ou Alemanha não consideram o Panamá um paraíso fiscal.
A empresa de advocacia Mossack Fonseca & Co já respondeu à fuga de informação. Na Islândia fala-se em eleições antecipadas e, em Espanha, Messi ameaça processar jornal por difamação.
As caras de investigação foram compiladas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. Saiba aqui quem está envolvido e como.
Parecem irreais, mas são lugares verdadeiros com tanto de belos como de estonteantes. Desde as paisagens lunares angolanas às esculturas de gelo da Finlândia, descubra uma nova Terra nestas fotos.
Está solteira? Há 78 anos, uma revista deu algumas dicas às mulheres que ainda não tinham conseguido casar. E nós recuperamo-las para ajudar as nossas leitoras. Nem que seja a rir à gargalhada.
Quando um drone filmou a água de uma barragem a ser engolida na Serra da Estrela, as imagens correram o mundo inteiro. Mas do outro lado do oceano, estes buracos também existem. Veja-os aqui.
Uma empresa australiana promete "uma praia livre de areia" e para isso inventou a toalha ideal para quem gosta de ir à praia, mas detesta areia.
Passos Coelho propôs avançar com a reforma da Segurança Social, discutindo propostas sem "slogans de campanha". Vieira da Silva respondeu acusando que, para o PSD, "isso quer dizer corte nas pensões".
Opinião
Alexandre Homem Cristo
O Programa Nacional de Reformas do governo é um insulto à nossa inteligência, mas também reflexo de um mal maior: nos partidos não se pensa o país para além de lugares-comuns, soundbytes e powerpoints
João Carlos Espada
Muitos pensam que, se o Ocidente permanecer afastado das disputas religiosas, o anjo da morte não irá escolher-nos. Mas a experiência dos judeus antes e durante a II Guerra mostra que isso não resulta
José Manuel Fernandes
Ser Passos Coelho talvez comece muito em Massamá e na Manta Rota, isto é, numa forma de vida que o aproxima muito mais do português comum do que das elites que comentam, analisam e falam de cátedra.
Miguel Pinheiro
O PSD não gosta do CDS, o CDS não gosta do PSD - e o PS gosta de todos. Os congressos à direita mostraram que não vai existir uma oposição unida. António Costa tinha razão: afinal, era fácil.
Vítor Matos
Nem Passos se reinventou, nem a equipa se refrescou, nem os maiores críticos apareceram, nem os que geraram expectativas as cumpriram ou ultrapassaram. O povo laranja sai de Espinho mais nervoso.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário