segunda-feira, 4 de abril de 2016

Fotorreportagem da Conferência sobre Transplantação de Medula Óssea Dia 31 de Março na ESSUA em Aveiro

Fátima Pires do CEDACE e Elsa Sardo, dadora de
 medula óssea natural da Gafanha da Nazaré

Enfermeira Elsa da ESSUA a fazer apresentação dos oradores 


Assistência composto por jovens estudantes da ESSUA



Dra. Fátima Pires, Dr. João Mota, Dra. Susana Roncon e Elsa Sardo
Dr. João Mota (Psicólogo) expor o seu tema 
No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue que decorre todos os anos a 27 de Março, a ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, em Parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA, Comissão da Faina (leia-se de estudantes) da referida escola, IPDJ| Delegação de Aveiro, realizaram no pretérito dia 31 de Março da parte da tarde conforme as imagens documentam uma Fotorreportagem da Conferência sobre Transplantação de Medula Óssea.

Se alguém tinha expectativas sobre a sua qualidade, cremos nós que não saíram frustradas, bem pelo contrário. O auditório ficou bem composto pela assistência na sua totalidade jovens que mais tarde serão novos profissionais de saúde.  

Tanto os temas como os oradores foram fora de “série” pela forma como explanaram os conteúdos, foi notório que estavam bem preparados. A conferência começou pelo primeiro tema versando a “Inscrição como Potencial Dador de Medula Óssea”, cuja oradora foi a Dra. Fátima Pires, Técnica Superior de Serviço Social, distinta amiga da ADASCA há já uns anos, que achou por bem fazer-se acompanhar de uma potencial dadora de medula que partilhou com a assistência testemunho, considerando já dou medula.

O segundo tema prende-se com a “Ativação de Dador CEDACE – Compatibilidade de Dador não Aparentado de Células”, a cargo do Dr. João Mota, Psicólogo no IPST-Área Transplantação Porto, tendo passado um vídeo com um testemunho de jovem vítima de leucemia. A experiência partilhada a partir da cama de um hospital, despertou a atenção da assistência maioritariamente jovem na área da saúde.

Por fim, a “Colheita de Medula Óssea e de Células por Aférese para Transplante Alogénico não Aparentado” coube à Dra. Susana Roncon, Médica no IPO - Porto-Serviço Terapia Celular, tendo superado todas as expectativas não só do público assistente, como as minhas também.

Sem dúvida que, os temas em causa alimentam ainda no presente sérias reservas (medos), para não dizer receios em certas pessoas em aderir à dádiva de sangue, a inscreverem-se como dadores de medula, quando na verdade o pior, bem pior é depender de um dador, ter que esperar que esse “salvador de vidas seja localizado, quando na verdade é tudo tão fácil.

A Direcção da ADASCA expressa o seu mais profundo agradecimento à Direcção da ESSUA, Comissão da Faina (leia-se estudantes), por todo o apoio prestado, pois só assim esta iniciativa conseguiu alcançar os resultados de que nos regozijamos, como ainda aos distintos oradores pela sua prestimosa colaboração. BEM-HAJA a todos.


Por fim uma palavra de agradecimento à Dra. Lurdes Ventura pela forma colaborou com a ADASCA, pois só assim foi possível alcançar o sucesso de mais esta iniciativa, que esperamos não ser a última.

Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário