segunda-feira, 4 de abril de 2016

360º - O escândalo do dinheiro escondido

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaÉ a maior fuga de informação de sempre sobre paraísos fiscais. Esta frase está a ser escrita e lida neste momento em todo o mundo, de Portugal a Inglaterra e da Rússia à Arábia Saudita - e com boas razões para isso. O escândalo dos Papéis do Panamá foi lançado ontem ao fim do dia e está a ter novidades hora a hora. São 11,5 milhões de documentos e 2,6 terabytes de informação; ou seja, é um caso mais extenso, em documentação, do que o Wikileaks. Estes papéis, originários da empresa Mossack Fonseca, especializada em off-shores, revela como 128 políticos de todo o mundo, além de muitas outras celebridades e poderosos ocultaram fortunas do fisco.
Entre as personalidades já envolvidas estão o presidente russo Vladimir Putin (através de amigos e aliados), o presidente da Argentina Mauricio Macri, o primeiro-ministro da Islândia Sigmundur David Gunnlaugsson, o presidente da Ucrânia Petro Poroshenko, o primeiro-ministro do Paquistão Nawaz Sharif, o rei da Arábia Saudita Salman Bin Abdulaziz, o pai do primeiro-ministro britânico David Cameron, o filho do ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, o futebolista Lionel Messi, o realizador Pedro Almodóvar, o ator Jackie Chan, o ex-presidente da UEFA Michel Platini e etc, etc, etc, etc.
Para já, surgiu o nome de um português apenas: Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira, dono do Lusitania Group, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, que terá transferido dinheiro para políticos envolvidos no caso Lava Jato.
Já começam a surgir reações por todo o mundo. Na Islândia, há pedidos de eleições antecipadas; em Espanha, há o anúncio de que Messi vai processar o jornal El Confidencial por difamação; no Panamá, há a resposta da Mossack Fonseca.
O caso já está batizado com o nome Papéis do Panamá - mas será o Panamá um paraíso fiscal? A resposta é complexa, como explica a Catarina Falcão.
O caso foi revelado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que junta jornais de todo o mundo, como oSuddeustche Zeitung, o The Guardian ou o Expresso.
Ao longo do dia, o Observador vai publicar toda a informação disponível sobre este caso.

Começaram esta madrugada as deportações de migrantes para território turco, na sequência do acordo com a União Europeia. O primeiro grupo já chegou ao país, saído da Grécia.

Já esta segunda-feira, soube-se que Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, considera que as negociações do Fundo com a Grécia estão longe de terminar. Ainda falta um "programa coerente", escreveu Lagarde numa carta ao primeiro-ministro Alexis Tsipras.

Informação relevanteO PSD esteve reunido em congresso durante três dias, com a liderança e as escolhas de Pedro Passos Coelho a serem escrutinadas pelos críticos. No final, o presidente reeleito prometeu mudar porque, diz, "quem não muda morre". Mas, pelo menos na direção do partido, não mudou grande coisa - e foi controverso. A escolha de Maria Luís Albuquerque - que está envolvida numa polémica por causa do seu novo emprego na financeira Arrow Global - como vice-presidente da Comissão Política provocou várias críticas em surdina. Como escreveram o Vítor Matos e a Rita Dinis, alguns dirigentes do partido falam em "escândalo", outros em "loucura". Já segundo o Público, Passos pode estar a tentar escolher a sua sucessora. Para saber quem é quem nos novos órgãos do partido (e o que tudo isso significa) só precisa de ler esta peça da Rita Dinis e da Rita Tavares.
O Observador esteve ao longo de todo o fim de semana em direto do congresso de Espinho. Além dos liveblogs ao minuto (aqui,aqui aqui), transmitiu em direto os principais discursos e fez entrevistas em vídeo aos protagonistas (como o crítico José Eduardo MartinsPaulo Rangel, ou António Leitão Amaro). Houve ainda análises ao PSD e à direita e um resumo das palavras que marcaram o fim de semana.
Se já leu tudo o que lhe interessa sobre o congresso, então acabe com este vídeo: é um best of em versão social-democrata.

Da noite de ontem e da manhã de hoje sobram ainda duas críticas ao congresso do PSD. Na SIC, Marques Mendes condenou a falta de renovação nas listas. No Jornal de Notícias, Rui Rio escreveu um artigo de opinião com um título que diz tudo: "Assim, não".

Público escreve hoje que, quinze dias antes de aplicar um processo de resolução ao Banif, o Banco de Portugal desaconselhou esse processo. A informação consta de uma carta enviada por Carlos Costa ao ministro das Finanças Mário Centeno.

DN conta a história de um tradutor chinês que terá conseguido ganhar cinco milhões de euros num negócio de auxílio à imigração ilegal. Chen Xiaomin foi condenado a 12 anos de cadeia mas desapareceu.

A petição sobre a eutanásia já tem mais de oito mil subscritores. Resultado: o parlamento vai ter que discutir o assunto. A notícia é do DN.

Depois de um texto comovente publicado no site Maka Angola (e também, depois, no Observador) onde descrevia as consequências da malária e de uma epidemia de febre-amarela em Luanda, o jornalista e ativista angolano Rafael Marques divulgou um vídeo chocante sobre a falta de condições na morgue do Hospital Josina Machel. É um documento que o vai deixar a pensar.

Dilma Rousseff, presidente do Brasil, publicou ontem um texto no Facebook onde garante: "Jamais renunciarei". Foi a resposta a um editorial do jornal Folha de S. Paulo onde se pedia que fizesse precisamente isso.

O Sunday Times pediu a um atleta que fosse com uma câmara oculta ao consultório de Mark Bonar, um médico conhecido no meio do desporto. Sem saber que estava a ser filmado, admitiu ter dopado mais de 150 atletas, entre eles vários futebolistas da primeira liga inglesa. O caso já está a ser investigado.

É um vídeo histórico revelado pela BBCNele, Kim Philby, o mais famoso agente duplo de sempre, explica a membros da polícia secreta da Alemanha de Leste como conseguiu durante décadas enganar os ingleses e espiar para o KGB. É uma história fascinante.

Os nossos EspeciaisDepois de mais de 200 anos sem mudanças, o Colégio Militar começou a receber raparigas em setembro. A Catarina Marques Rodrigues foi ver o que mudou (e o que não mudou). Foi um dos textos mais lidos no Observador ao longo do fim de semana.

Agora que há várias reedições a chegarem às livrarias e que a versão televisiva de um dos seus romances ganhou um prémio, surgiu a pergunta: será que Eça de Queirós ainda explica Portugal? O Nuno Costa Santos foi tentar responder.

A Constituição comemorou 40 anos e o Observador juntou vários trabalhos que foram sendo publicados quando organizou uma iniciativa sobre o tema. Podem todos ser lidos aquie incluem uma entrevista de Rui Ramos ao deputado constituinte Marcelo Rebelo de Sousa, um ensaio de António Barreto e um Conversas à Quinta especial.

Notícias surpreendentesO Tiago Pais pegou na máquina calculadora e fez-se à estrada. No regresso, trazia boas notícias: são 12 brunches em Lisboa que ficam por menos de 12 euros (tem tudo muito bom aspeto).

Ricardo Ribeiro lançou um novo disco, "Hoje é assim, amanhã não sei", e falou ao Observador sobre a sua música e a sua vida. Assegura: "Já não tenho nada para provar ao fado, nem aos fadistas".

Numa entrevista de promoção a "Batman vs Super-homem", um jornalista perguntou aos dois protagonistas, Ben Affleck e Henry Cavill, se tinham alguma coisa a dizer sobre as críticas que têm sido feitas ao filme. Areação de Ben Affleck (triste, muito triste) tornou-se viral.

O estudo é de um grupo de investigadores portugueses, já foi publicado na revista científica internacional Journal of Sex Research e envolveu 252 pessoas. O objetivo era explicar o que é que leva um homem ou uma mulher à infidelidade. Está tudo muito bem explicado no artigo da Ana Cristina Marques.

Já são conhecidas as doze melhores imagens de um concurso lançado pelo site de fotografia Photocrowd. Quase todas retratam pessoas a trabalhar, umas com gravata, outras em calções, outras penduradas em edifícios. Veja-as aqui.

Na redação do Observador há poucas gravatas e poucos calções (e desaconselhamos fortemente que os jornalistas trabalhem pendurados no edifício), mas as notícias estão em permanente atualização. Venha conhecê-las. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário