terça-feira, 12 de abril de 2016

PR Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje visita a Estrasburgo

Imagem:ionline.pt
Estas serão duas das medidas em debate no parlamento, esta quarta-feira. As medidas são apresentadas pela coligação de esquerda. O PS quer ainda implementar um programa de prevenção.

A disponibilização de bombas de insulina a todas as crianças com diabetes e o reforço das medidas de prevenção e combate à doença são duas das medidas defendidas em quatro projetos de resolução que estarão esta quarta-feira em debate no parlamento.

A esquerda uniu-se e PS, PCP, BE e PAN recomendam ao Governo algumas medias relacionadas com a diabetes, depois de a Organização Mundial de Saúde ter decidido que o dia mundial da saúde de 2016 seria dedicado à diabetes e de a prevalência da doença estar a aumentar de ano para ano.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma visita de dois dias a Estrasburgo, França, durante a qual discursará perante o Parlamento Europeu, tornando-se o quinto chefe de Estado português a dirigir-se à assembleia europeia.

Antes da alocução, que terá lugar na quarta-feira, às 12:00 locais (menos uma hora em Lisboa), Marcelo Rebelo de Sousa presidirá hoje a uma receção aos eurodeputados portugueses, antecedida de um passeio pelo centro histórica da cidade de Estrasburgo e de uma audiência à secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Na quarta-feira, o Presidente da República deslocar-se-á então ao Parlamento Europeu, onde será recebido pelo presidente da assembleia, Martin Schulz, antes de discursar no hemiciclo, tornando-se o quinto chefe de Estado português a fazê-lo, depois de Ramalho Eanes (1978), Mário Soares (1986), Jorge Sampaio (1998) e Cavaco Silva (por duas ocasiões, em 2007 e 2013).

De acordo com uma nota do Parlamento Europeu, "o balanço dos 30 anos de Portugal na UE, a crise dos migrantes e refugiados e os desafios colocados pelo terrorismo deverão ser alguns dos assuntos abordados" no discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta é a segunda deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que tomou posse, a 09 de Março, após a visita, a 16 e 17 de Março, ao Vaticano e Madrid.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário