terça-feira, 12 de abril de 2016

CHEFES DAS FINANÇAS DETIDOS EM MEGA-OPERAÇÃO DA PJ


 
PJ / Facebook
A Polícia Judiciária (PJ) está a levar a cabo  buscas relacionadas com uma mega-operação de investigação por suspeitas de corrupção nas Finanças. Já foram detidos vários responsáveis da Autoridade Tributária.
Correio da Manhã reporta que já foram efectuadas mais de 10 detenções, entre as quais estarãooito responsáveis das Finanças. Os restantes serão empresários suspeitos de terem pago luvas aos funcionários do fisco.
A SIC Notícias adianta que empresas com dívidas às Finanças conseguiam, com a intervenção dos inspectores das Finanças suspeitos, declarações com dados falsos que atestavam ter as suas situações regularizadas para depois poderem participar em concursos públicos.
Expresso acrescenta que os funcionários detidos “são suspeitos de terem recebido contrapartidas, não necessariamente financeiras, para limparem processos de execução fiscal”.
“Neste processo investigam-se factos susceptíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e activa, nele figurando como suspeitos técnicos de administração tributária, inspectores tributários, chefes de finanças, um director de serviços da Autoridade Tributária, um director de finanças adjunto, um membro do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros, advogados, técnicos oficiais de contas e empresários”, esclarece a Procuradoria-geral da República (PGR) num comunicado.
A PGR acrescenta que os funcionários da AT são investigados por “actos violadores dos respectivos deveres funcionais, a troco de dinheiro ou de outros bens”.
A investigação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e envolve cerca de 200 inspectores e mais de 100 buscas a casas, escritórios, empresas e instalações das Finanças, segundo refere o CM.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário