sexta-feira, 20 de maio de 2016

Câmara coloca cobertura isotérmica na Piscina Municipal da Branca


O Município de Albergaria-a-Velha colocou nos dois tanques da Piscina Municipal da Branca uma cobertura isotérmica com o objetivo de diminuir os custos energéticos no equipamento desportivo. A coberta é colocada por cima dos tanques quando a piscina está encerrada ao público, garantindo poupanças de energia que podem chegar aos 35 por cento. O investimento municipal foi de 25 584 euros.

No âmbito do Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), aprovado em maio de 2015, o Município tem programado e implementado projetos de redução da fatura energética nos equipamentos municipais e na via pública. Dado que a Piscina Municipal da Branca era o equipamento com a maior fatura energética, a Câmara Municipal decidiu intervir a vários níveis.

Para além da cobertura recentemente instalada, foram colocados, numa fase anterior, painéis solares fotovoltaicos, substituídas as lâmpadas existentes por lâmpadas LED, instalados sensores de movimento nos balneários, entre outras medidas.

As piscinas perdem energia por várias vias, sendo a evaporação a principal fonte de desperdício. Ao colocar uma cobertura isotérmica sobre os tanques nos períodos de inatividade, a evaporação é mínima, o que faz com que o sistema de controlo da qualidade do ar (humidade e temperatura) trabalhe com menos intensidade e não seja necessário repor a água que se transforma em vapor. A temperatura da água também se mantém constante, poupando no sistema de filtragem e tratamento. Com os tanques cobertos, poupa-se ainda na limpeza e na utilização de produtos químicos, pois as impurezas têm maior dificuldade em entrar.

Após a intervenção na Branca, a Câmara Municipal está a desenvolver um estudo sobre os gastos energéticos na Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha.

NB: Enviem os vossos eventos para editorlitoralcentro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário