sexta-feira, 20 de maio de 2016

Greve e “manif” podem afectar vários serviços públicos

Protestos estão inseridos na semana de luta da CGTP que reivindica a reposição das 35 horas semanais.
Vários serviços públicos e também escolas podem estar esta sexta-feira de portas fechadas. Desde a meia-noite que está em vigor um pré-aviso de greve para a Função Pública. Os funcionários foram convocados para a manifestação nacional, marcada para as 14h30, em Lisboa.
O protesto está inserido na semana de luta da CGTP que reivindica a reposição das 35 horas semanais.
A semana de luta ficou marcada por centenas de acções e de plenários de trabalhadores em todo o país, pela defesa do emprego e combate à precariedade, pela dinamização da negociação na Administração Pública, pelo fim dos bloqueios à contratação colectiva, pelo aumento geral dos salários e pela reposição das 35 horas nos sectores público e privado.
O que parecia ser uma semana pacífica, uma vez que a CGTP afirmou que esta acção de luta não pretendia pôr em causa o Governo, mas identificar os problemas de quem trabalha e dar força aos compromissos assumidos pelo executivo, acabou por ser de dúvidas e de exaltação por parte dos trabalhadores face à proposta do PS para a reposição das 35 horas de trabalho.
A proposta do Governo gerou polémica entre as estruturas sindicais devido à norma transitória segundo a qual "nos órgãos e serviços em que se verifique a necessidade de proceder à contratação de pessoal, a aplicação do tempo normal de trabalho pode ser, em diálogo com os sindicatos, e até 31 de Dezembro de 2016, ajustado às necessidades, para assegurar a continuidade e qualidade dos serviços prestados".
A manifestação nacional, que começa no Largo de Camões e termina junto ao Parlamento, pretende intensificar a exigência dos trabalhadores pela aplicação das 35 horas de trabalho a 1 de Julho, em simultâneo, em todos os sectores da Administração Pública.
A votação final global do diploma que repõe as 35 horas de trabalho dos funcionários públicos ficou marcada para dia 27 de Maio.
Fonte: rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário