sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ex-mulher de Sócrates terá lesado o Estado em 191 mil euros

O Ministério Público diz que Sofia Fava terá lesou o Estado em, pelo menos, 191 mil euros, avança a SIC Notícias.

Segundo o Ministério Público, Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates terá lesado o Estado em, pelo menos 191 mil euros. A acusação fala de um esquema financeiro para pagar as obras casa da Rua Abade Faria, onde o antigo primeiro-ministro residiu depois de ter saído da prisão de Évora. A investigação apurou que as obras custaram 300 mil euros e foram feitas pela Gigabeira, empresa que pertence, em parte, ao empresário Carlos Santos Silva.
Ora, de acordo com o Ministério Público, terá sido aí que começou o negócio de outro apartamento que Sofia Fava comprou ao empresário, também através da empresa Gigabeira. A investigação concluiu que o apartamento tinha o valor 290 mil euros e que a Gigabeira pagou 400 mil, o suficiente para que ficasse saldada a dívida das obras da casa da Rua Abade Faria e para Sofia Fava ficar ainda com 100 mil euros para si.
Para o Ministério Público, todo o dinheiro envolvido no esquema pertencia a José Sócrates. Dinheiro esse que esteve escondido nas contas do empresário e amigo de Sócrates, Carlos Santos Silva. A juntar a esse dinheiro estaria também uma avença mensal que Sofia Fava recebia por contratos de prestação de serviços, alegadamamente fictícios, à XLM, outra empresa de Santos Silva.
Feitas as contas, Sofia Fava terá recebido quase 355 mil euros em 2010, que só foram declarados em 2014, já depois das detenções da Operação Marquês, sendo que o IVA e IRS só seriam liquidados nos anos seguintes.
Sofia Fava foi constituída arguida do processo no mês passado e está agora indiciada por crimes branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, tendo lesado o Estado em mais de 191 mil euros por impostos devidos e não pagos. Confrontada com a acusação, a ex-mulher de Sócrates recusou prestar declarações em interrogatório.
Fonte: noiciasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário