terça-feira, 21 de junho de 2016

360º - É desta que se entendem, señores? Ninguém sabe o que vai sair das eleições em Espanha

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaUm homem com um suposto cinto de explosivos foi detido em Bruxelas. A ameaça de bomba levou à evacuação de um centro comercial na cidade. Entretanto, a polícia já analisou o cinto e confirmou que não havia quaisquer explosivos.

Um homem foi acusado formalmente de tentar assassinar Donald Trump.  Michael Sandford pretendeu tirar uma arma a um polícia durante um comício do candidato presidencial republicano.

O Senado americano rejeitou ontem à noite uma proposta que pretendia aumentar o controle sobre quem compra armas no país.
 O objetivo era tornar mais rigorosa a análise dos antecedentes criminais ou psiquiátricos dos compradores.

Morreu o cavaleiro e ganadeiro David Ribeiro Telles.Tinha 88 anos e era neto de um toureiro, pai de três cavaleiros e avô de outros dois.

Informação relevanteÉ já no domingo que Espanha vota pela segunda vez - sendo que, como as coisas estão, ninguém pode garantir que não haja uma terceira. O João de Almeida Dias, que vai andar esta semana por Espanha a cobrir a campanha, explica as razões para o atual impasse político, analisa as posições de cada um dos candidatos e pergunta: "É desta que se entendem, senõres?".

No Observador, Maria João Avillez escreve um artigo de opinião sobre Espanha, com o título "Tempos desconhecidos"e fala sobre um "PP encostado ao muro" e um "PSOE numa arrecadação".

Vai mesmo avançar o inquérito à Caixa Geral de Depósitos no Parlamento. O BE rejeitou apoiar a proposta do PSD, por achar que o verdadeiro objetivo da direita é "prejudicar a recapitalização da Caixa e encontrar uma forma de a adiar”. Mas o PSD e o CDS não recuam. Luís Montenegro, líder da bancada social-democrata, insiste que "os portugueses têm direito a saber a verdade”.

Depois do artigo de opinião de José Sócrates publicado ontem, tornou-se ainda mais importante perceber exatamente o que está em causa no célebre caso Vale de Lobo, que está a ser investigado pelo Ministério Público. O Luís Rosa conta todos os detalhes no texto "Vale do Lobo. O empréstimo da Caixa que já é um caso de polícia".

Ainda na banca: Mário Centeno aproveitou a tomada de posse dos novos administradores do Banco de Portugal para avisar que a instituição "não se pode tornar uma entidade isolada do resto da comunidade". Para quem não tivesse percebido à primeira, insistiu, usando uma expressão de Saramago: “Não há instituições que se possam interpretar a si próprias como jangadas de pedra”.

Subir Lall, chefe da missão do FMI para Portugal, falou em Lisboa e, como os jornalistas gostam de dizer, deixou muitos recados. O principal foi sobre o emprego. Ou melhor, sobre o desemprego: “Se estão mais preocupados com a desigualdade e a pobreza, têm de se preocupar com os desempregados”. A frase era destinada àquilo a que chamou "um Governo democraticamente eleito, apesar de tudo".

A brasileira Oi avançou com um pedido de recuperação judicial. Problema: a empresa é responsável pelo pagamento da dívida da antiga Portugal Telecom. Isto quer dizer que estão em risco cerca de 230 milhões de euros que foram colocados junto de pequenos investidores portugueses e que deveriam ser reembolsados a 26 de julho. Já hoje de manhã, a CMVM decidiu suspender a negociação das ações da Pharol, a maior acionista da Oi, e das obrigações de retalho da PT.

Gabriela Canavilhas, que não é conhecida primordialmente pelo seu sentido de humor, veio desvalorizar a sugestão que fez para que uma jornalista do Público fosse despedida por causa do que escreveu sobre a manifestação da Fenprof "pela escola pública". Ao Expresso Diário, disse que os políticos têm direito ao "humor" e assegurou que não pretendeu contribuir para a subida do desemprego entre a classe jornalística: “Não pedi nem apelei [ao despedimento]. Apenas perguntei. Se tivesse terminado com uns emojis como é meu hábito teria tido esse efeito?" Uns emojis?

A moda das auditorias chegou a Belém. Marcelo Rebelo de Sousa mandou fazer uma análise rigorosa à forma como a Presidência gasta dinheiro. O objetivo é poupar, mas, segundo oDN, já foram encontrados "problemas" e "inconsistências"

A partir de hoje, o Observador começa a cobrir de forma ainda mais intensiva o referendo sobre o Brexit da próxima quinta-feira. Já abrimos um liveblog no site para acompanhar ao minuto todos os acontecimentos do dia, com o Edgar Caetano em Londres. Pode também ler o nosso Explicadorsobre o assunto e dois artigos de opinião que acabam de chegar. Um, de Rui Ramos: "As democracias do pós-guerra são os melhores regimes que a Europa alguma vez teve, e a União Europeia a melhor forma de os garantir. É tudo isso que está em causa, e não apenas no referendo britânico." Outro, de José Conde Rodrigues: "Ao convocar este referendo, David Cameron não só não conseguiu apaziguar e unir o seu partido, como poderá acabar por desmembrar o seu próprio país e abrir a porta a uma nova ordem europeia."

No grupo B, já está tudo decidido: País de Gales passa em primeiro, Inglaterra em segundo e até a Eslováquia, que ficou em terceiro, deve ir à próxima fase. Só fica de fora a Rússia, que organiza o próximo Mundial. O Diogo Pombo esteve no estádio a assistir ao Eslováquia-Inglaterra e escreveu aqui a crónica do jogo: "O quarto 0-0 do Europeu aparece porque, às tantas, os ingleses não aceleram tanto por o empate servir tanto quanto uma vitória para os deixar no segundo lugar. E um nulo dá para todos ficarem felizes, como o abraço conjunto dos eslovacos mostrou, quando o árbitro apitou."

A Puma explicou entretanto o mistério das camisolas rasgadas durante o Suíça-França. Foi um problema de fabrico e já foram apresentadas desculpas.

Fora dos relvados, há os apoiantes. Ou as apoiantes.Fique a conhecer as mulheres dos principais jogadores que estão no Euro. Shakira, Sara Carbonero e muitas mais.

Amanhã Portugal tem um jogo decisivo, mas antes pare dois minutos para ler a última crónica de Bruno Vieira Amaral, sobre o ódio a Cristiano Ronaldo"A sua figura e a sua atitude tocam num nervo colectivo, exasperam, irritam. Ele é a personificação da húbris e os seus críticos acham que os deuses não o fazem pagar por essa arrogância."

Os nossos Especiais

Ontem foi o Dia Mundial do Refugiado e o Observador publicouuma grande reportagem do João Almeida Dias, que esteve na semana passada nos campos de refugiados do LíbanoAli, como descreve o jornalista do Observador, "os homens trabalham dois turnos, há mulheres que se prostituem e as crianças mendigam".

Notícias surpreendentes

Anohny, que em tempos foi conhecida como Antony (dos Antony and The Johnsons) toca hoje no Porto e amanhã em Lisboa. Antes falou com o Bruno Horta sobre  "Hopelessness" e  disse-lhe que há uma "renovada urgência no novo disco".

Daniel Hashimoto trabalha com efeitos especiais na Dreamworks mas não foi isso que o tornou conhecido.Nos tempos livres, faz pequenos filmes espectaculares que têm o filho, James, como estrela. O Action Movie Kid transforma-se em super-herói e já vai ter uma versão no cinema. Veja aqui. A sério: veja mesmo.

Como é que pode preparar a sua casa para o verão? A Ana Dias Ferreira explica, com a ajuda de Mafalda Galamas, autora do blogue Decoralista. Tem muitas sugestões de decoração. Aproveite.

Para quem já está a sofrer com o calor, a Helena Magalhães tem uma sugestão: água em sprayOu, para sermos mais específicos: águas termais, águas de beleza, brumas com proteção solar, fixantes de maquilhagem e águas celulares.

De resto, já sabe. Ao longo do dia, vai ter todas as notícias noObservador: Brexit, Espanha, Portugal e tudo o mais que acontecer.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário