terça-feira, 21 de junho de 2016

Dezassete regiões em risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta


Maior parte das regiões do país estão com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta. A população nestas regiões é aconselhada a evitar a exposição ao sol.

Dezassete regiões do país apresentam esta terça-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras oito estão com níveis ‘Muito Altos’, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Em risco ‘Extremo’ estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Viseu e Vila Real.

O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Porto, Sines, Porto Santo, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores e Horta em risco ‘Muito Alto’.

De acordo com o instituto, a região de Angra do Heroísmo está com níveis ‘Moderados’ e Ponta Delgada em risco ‘Baixo’.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco ‘Extremo’, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ e ‘Alto’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário