terça-feira, 28 de junho de 2016

Petição pede 30 horas de trabalho para sobreviventes de cancro

Sugestão é feita por uma professora a quem já foi diagnosticada uma adenocarcinoma pulmonar e que voltou ao ativo passados nove meses.

Foi criada uma petição que propõe a diminuição da carga horária laboral (para 30 horas semanais) para doentes que tenham sobrevivido a doenças oncológicas. Além da diminuição das horas de trabalho, é também sugerida a possibilidade de reforma para quem tenha 30 anos de serviço ou 60 anos de idade. Tudo isto sem penalizações de qualquer teor.

Segundo a petição, que já conta com quase duas mil assinaturas, a redução da carga laboral não implicaria qualquer penalização ao nível salarial, sendo o Estado o responsável pela remuneração mensal após a reforma.

A petição foi criada por Cristina Coelho, uma doente a quem foi diagnosticada uma adenocarcinoma pulmonar há quatro anos. A professora argumenta, através da página que gere, 'Viver com cancro e ser feliz' (onde tem partilhado incessantemente a petição) que “os tratamentos no combate ao cancro são por norma agressivos e deixam lesões que mais tarde se vêm a declarar” e que podem variar consoante “o tipo de cancro, tratamento e condição física do sujeito”.

Nos comentários feitos à partilha da petição, Cristina recorda o seu historial para sustentar a proposta que quer levar à Assembleia da República. “Em setembro 2012 fui diagnosticada com um adenocarcinoma pulmonar IIIB, inoperável. [Fui] Sujeita a radioterapia e quimioterapia que, além de me salvarem a vida, provocaram efeitos colaterais. No imediato veio o sono, fadiga, enjoo, dores articulares, lentidão no raciocínio, falhas de memória, perda de peso, esofagite aguda grave, dor ao engolir, neuropatias periféricas".

Apesar de ter voltado ao ativo passados nove meses, Cristina assume que “a memória continua com falhas” e que, apesar de algumas melhoras, sintomas como a fadiga ainda persistem. O objetivo desta professora é chegar às quatro mil assinaturas para que esta petição possa ser discutida no plenário da Assembleia da República.

Fonte: Lusa
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário