terça-feira, 28 de junho de 2016

360º - As 3 forças de bloqueio ao referendoexit do Bloco, o Euroexit da seleção inglesa e o começo a sério do Brexit

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Enquanto dormia
As mulheres portuguesas trabalham, em média, mais duas horas por dia em tarefas domésticas ou a cuidar de alguém da família, do que os homens. Esta é uma das conclusões do primeiro Inquérito Nacional aos Usos do Tempo de Homens e de Mulheres, da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, que ouviu 10.146 habitantes portugueses. Mas sete em cada dez mulheres consideram essa diferença justa
Não é uma notícia de música, é muito mais do que isso. 
Todo o repertório de Lady Gaga foi banido da China e os órgãos de comunicação social estão impedidos de transmitir as músicas da cantora. Razão (sim foi isto): ter-se encontrado com o Dalai Lama nos Estados Unidos.

O pós Brexit
E agora Reino Unido? O Conselho Europeu vai discutir esta terça e  quarta-feira o pós Brexit e as conversas prometem ser 'durinhas'. Bruxelas endureceu o discurso e rejeitou conversas informais com os britânicos até o processo de saída estar oficialmente em marcha, depois de uma reunião bilateral em Berlim entre Merkel, Hollande e Renzi. Cameron já fez a último ceia com os seus parceiros europeus. Vamos seguir tudo em direto ao longo do dia de hoje neste liveblog. Primeira notícia: vem aí mais impostos para os ingleses.

Mario Draghi, que está em Sintra na reunião anual do BCE, mostrou-se triste com o resultado do referendo antes de ter de partir, mais cedo que o previsto, para se juntar à reunião dos líderes da União Europeia. Marcelo, claro, também já se pronunciou, mas contracorrente: falou em oportunidade para a UE.

E enquanto a Europa se faz forte, o Reino Unido enfraquece. A Standard & Poor's, a única agência que ainda mantinha a notação britância com um triplo A, cortou o rating do Reino Unido em dois níveis. A Fitch seguiu o exemplo. E a Itália já estuda um plano para injetar 40 mil milhões nos bancos do país.

Na política britânica, David Cameron descartou na Câmara dos Comuns a realização de um segundo referendo que revertesse a decisão dos britânicos. Agora, o processo da sua substituição pode mesmo ser antecipado e os conversadores terem novo líder, e primeiro-ministro, já a 2 de setembro. Enquanto isso, nos trabalhistas há uma verdadeira onda de demissões: Jeremy Corbin já perdeu mais de 30 ministros do seu governo sombra e está sob pressão para se demitir.

Mas o Reino Unido é isso mesmo, um reino, e a Rainha, de visita à Irlanda do Norte, lembrou que "ainda está viva". Ah, e corre também uma teoria louca que diz que tudo isto foi planeado por Cameron para tramar Boris Johnson.
Surprise! Outro Euroexit inglês, mas no futebol. A Inglaterra foi eliminada do Europeu de França pela estreante Islândia, que está assim nos quartos de final. O equivalente a outra erupção do vulcão com nome impronunciável, escreveu o Tiago Palma.

Na sequência da eliminação inglesa, o selecionador, Roy Hodgson, demitiu-se. Na internet, não faltaram brincadeiras:a maioria, sem surpresas, usava a palavra Brexit.

Quem também foi para casa foi a Espanha, bicampeã em título, que caiu aos pés de uma Itália que, "Shiuuu, joga muito", como alerta o Diogo Pombo. Ele que falou como Éder, o italo-brasileiro que anulou Piqué.

E o que nasce quando Quaresma e Céline Dion se juntam? Uma conta de twitter viral, chamada "Titanic Goals": em 4 dias e apenas 21 tweets já tem uns impressionantes 12,3 mil seguidores. Ora veja o golo de Quaresma ao som de "My Heart Will Go On".

Informação relevante
A proposta do Bloco para um referendo em Portugal em caso de sanções de Bruxelas foi recusado por todos (PS incluído), mas o Bloco insiste nele. Que tipo de referendo? Ao quê? E é possível à luz da Constituição? Pouco ou nada se sabe. Mas, à partida, há três grande forças de bloqueio à ideia bloquista: políticas, jurídicas e... presidenciais.

E vêm aí sanções de Bruxelas ou não? O Le Monde escreveu que a Comissão Europeia deverá mesmo sancionar Portugal (e Espanha) e que a penalização passa por multas até 0,2% do PIB e a suspensão de fundos europeus. Mas fonte comunitária esclareceu que a posição final só será conhecida em julho. Marcelorelativizou.

A boa notícia para o Governo veio da execução orçamental. O défice público até maio registou umdesagravamento de 453 milhões de euros face a maio de 2015. A receita cresceu 1,6% e despesa subiu 0,1%.

Em Espanha, os resultados das eleições vão obrigar, uma vez mais, a um grande processo negocial para formar Governo. O PSOE já disse que não apoiava nem se abstinha na investidura de Mariano Rajoy, não revelando contudo se votaria contra. O Podemos, mesmo fragilizado, avisou que "isto ainda agora começou". Por Madrid, o enviado do Observador João de Almeida Dias foi ao bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado para perceber que acordos esperam os madrilenos.

Do Brasil, boas notícias para Dilma. Uma equipa do Senado brasileiro analisou os atos citados no processo que levaram ao impeachment e concluiu que uma das bases do pedido -- as chamadas "pedaladas fiscais"-- não teve ação direta da 'Presidenta'.

Outros temas:
Os nossos Especiais
A Caixa Geral de Depósitos está sob escrutínio. Além dos excessos da banca privada que (também) cometeu, o banco público foi (também) o braço financeiro de vários governos em operações feitas em nome dos interesses do Estado. Por isso a Ana Suspiro lembrou a velha campanha do "há mais na Caixa do que você imagina" para contar a história de oito dos negócios mais polémicos da CGD.

Fez ontem 40 anos que Ramalho Eanes foi eleito pela primeira vez Presidente da República. David Castãno recorda a data e o seu significado: consolidou-se o regime democrático e os militares deixaram de interferir na política.

Notícias surpreendentes
Bud Spencer, o bom gigante do cinema italiano, consagrado como ator de western spaghetti, morreu ontem. Todos o lembram como Bambino, o amigo inseparável de Terence Hill, ou melhor, de Trinitá, o cowboy insolente. Tinha 86 anos e o Eurico de Barros recorda o tempo em que distribuía murros e bofetadas a torto e a direito no grande ecrã.

Ele é o mais recente fenómeno da música brasileiraO ruivo barbudo que dá pelo nome de Rodrigo Amarante vem a Portugal para cinco concertos. A ante-estreia foi na redação do Observador.

Já assinaram contrato com o Benfica e estão a conversar com "5 clubes europeus de topo". A história da InstaSports começa no Mundial de futebol de 2014, num jogo de má memória para os brasileiros: os 7-1 sofridos frente à Alemanha. Foram pois Kroos e Muller que fizeram nascer esta app portuguesa.

Entre 15 a 17 de agosto de 1969 realizou-se aquele que é ainda hoje conhecido como o festival dos festivais. Woodstock celebrou o lema do "sexo, drogas e rock & roll" e há fotos para o provar. Estas 41.

Por aqui, pelo Observador, vamos continuar a dar provas de bom jornalismo. Estamos à distância de um clique para lho comprovar. Ora experimente.

E tenha um dia feliz e produtivo. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário