terça-feira, 5 de julho de 2016

ESTADO ISLÂMICO TEM CÉLULA ESPECIAL PARA PREPARAR ATAQUES A PORTUGAL E ESPANHA


 
Mapa divulgado em 2015 pelo Daesh com planos para o califado até 2020
Mapa divulgado em 2015 pelo Daesh com planos para o califado até 2020
O Daesh tem um grupo específico cuja tarefa é preparar atentados contra o antigo território de Al Andalus, correspondente à Península Ibérica. Esta é uma das razões para Espanha estar há um ano no nível 4 (em 5) de alerta terrorista.
A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo jornal espanhol ABC, que se baseia em informações dos serviços secretos do país.
O Daesh, que neste momento domina um vasto território na Síria e Iraque, tem ao seu dispor um grupo especial chamado Al Andalus, ligado à estrutura da organização dedicada a preparar atentados no exterior e que teria por objetivo planear e executar atentados em Espanha.
Os serviços de informação espanhóis têm analisado a propaganda do Estado Islâmico, sobretudo online, que indicam que os países mais previsíveis para atentados são França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Espanha.
Embora de momento não existam provas conclusivas da existência deste grupo Al Andalus, dados confidenciais das Secretas apontam para esta atividade do Daesh em Espanha. Esta seria uma das principais razões que levam o país a estar há um ano em nível 4 de alerta contra terrorismo, numa escala de 5.
Não foi apresentada uma redução do nível de alerta devido às recentes eleições, nem se prevê que ocorra durante o verão e as altas concentrações de turistas.

Império do medo

Em 2015, foi divulgado um mapa que mostrava o território que o grupo terrorista deseja ver ocupado pelo seu califado até 2020. Na ponta, pintada a negro, aPenínsula Ibérica – ou Al Andalus, a designação árabe dada aos territórios de Portugal, Espanha e França ocupados pelos mouros no século VIII e que os extremistas querem reconquistar.
Nos primeiros meses deste ano, repetiram-se as ameaças, com um jihadistas a garantir num dos vídeos: “Os muçulmanos voltarão a povoar Córdoba, Toledo ou Játiva. Al Andalus não és espanhol ou português, és o Al Andalus muçulmano”.
Para Andrew Hosken, jornalista da BBC que inclui o mapa do califado do Estado Islâmico no seu livro “Império do Medo: Dentro do Estado Islâmico”, o objetivo dos terroristas é simples: “reconquistar tudo o que veem como o mundo islâmico“.
(dr) Empire of Fear
-
Os Serviços Secretos admitem que muitos terroristas são espanhóis e outros podem ter obtido passaportes ou vistos para o espaço Schengen, o que lhes permite liberdade de deslocação na Europa. Especialistas alertam também que alguns terroristas teriam aproveitado a crise dos refugiados para entrar na União Europeia.
Os especialistas estão atentos a grupos que operam no Magrebe, e especialmente naLíbia, para onde poderiam viajar indivíduos radicalizados em Espanha e que, posteriormente, poderiam ser utilizados em ataques contra o país.
ZAP / SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário