terça-feira, 5 de julho de 2016

FBI NÃO AVANÇA COM ACUSAÇÃO CRIMINAL CONTRA HILLARY CLINTON


 
Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente
Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente
Hillary Clinton, candidata às eleições presidenciais nos EUA, foi “imprudente e descuidada” quando usou o seu email pessoal para tratar de assuntos classificados de Estado, mas o seu comportamento não justifica a abertura de um inquérito de natureza criminal.
A decisão foi anunciada esta terça-feira, 5 de julho, pelo diretor do FBI, James Comey.
O FBI está a investigar a acusação de que Hillary Clinton, ex-secretária de Estado de Barack Obama e candidata presidencial democrata às eleições norte-americanas de novembro, recebeu centenas dedocumentos secretos na sua caixa de e-mail pessoal, na sua residência de Nova Iorque, em vez de utilizar o serviço de correio eletrónico oficial, enquanto era secretária de Estado.
Os principais funcionários que trabalhavam com Hillary Clinton também foram ouvidos.
As investigações visam a saber se Hillary Clinton agiu ilegalmente ao usar uma caixa privada de mensagens para receber e-mails oficiais e secretos da Casa Branca.
Dependendo do resultado da investigação, o assunto poderia ter repercussão na campanha da pré-candidata democrata, que concorrerá às eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro deste ano.
Hillary Clinton foi interrogada pelo FBI – a polícia federal norte-americana -, de forma voluntária, sobre o uso de seu servidor de e-mail privado, entre janeiro de 2009 a fevereiro de 2013, quando ocupava o cargo de secretária de Estado.
O interrogatório, que aconteceu no sábado, durou três horas e meia.
Deputados do Partido Republicano solicitam que sejam realizadas investigações independentessobre o uso de e-mails secretos da Casa Branca na caixa de e-mails privados de Hillary Clinton, alegando que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ao qual está subordinado o FBI, não tem a imparcialidade necessária para lidar com o assunto.
Hillary Clinton deve ser eleita formalmente como candidata do Partido Democrata nas eleições de novembro, na convenção nacional do partido que se realizam em julho.
ZAP / ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário