segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dívida pública aumentou 2,4 mil milhões entre maio e junho

Dados do Banco de Portugal dão conta de mais uma revisão em alta do dinheiro devido aos credores. Plano de emissão de dívida pública acabou por contribuir mais uma vez para o aumento do saldo global.

O primeiro semestre de 2016 acabou com um saldo de total de dvida pública do Estado equivalente a 240 mil milhões de euros. A revelação foi feita pelo Banco de Portugal, no boletim estatístico divulgado esta manhã.

Na comparação com maio, o valor global devido aos credores aumentou 2,4 mil milhões de euros durante o mês de Junho, refletindo "principalmente emissões líquidas positivas de títulos" no valor de dois mil milhões de euros.

"O crescimento da dívida pública foi acompanhado por uma redução dos ativos em depósitos" em cerca de 300 milhões de euros, avisa o Banco de Portugal, "pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 2,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior".

No total, a dívida nacional líquida de depósitos era de 222 mil milhões de euros no final dos primeiros seis meses de 2016.


noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário