segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Pode estar a caminho teste capaz de detetar previamente 95% dos cancros

Depois de cinco anos de estudo, um grupo de cientistas desenvolveu uma lista de 788 ‘biomarcadores’ encontrados no sangue que podem indicar com antecedência quando um cancro está presente no corpo de uma pessoa.
Foto:© Reuters
Os cientistas esperam agora desenvolver um teste ao sangue para verificar dezenas de tipos de cancro. Este teste poderá permitir aos médicos detetar a doença antes de esta se espalhar ou tornar mortal e segundo um estudo poderá estar disponível daqui a dez anos.

Os 788 ‘biomarcadores’ encontrados no sangue - pelos cientistas do grupo de 40 organizações Early Cancer Detection Consortium (ECDC) - podem indicar que o cancro está presente no corpo, mesmo quando o paciente ainda não sofre de qualquer sintoma.

O professor Ian Cree, patologista molecular e diretor do ECDC contou que a seguir querem reduzir esta lista pata 50 ‘biomarcadores’ e criar um teste ao sangue para os identificar nos pacientes, como reporta o Daily Mail.

Fiona Osgun, investigadora do Cancer Research UK, disse: "A deteção precoce é uma área vital da pesquisa (...). Um exame de sangue para detetar diferentes tipos de cancro é uma ideia entusiasmante, mas antes de um teste como este poder ser usado, é necessário que haja uma forte prova de que é preciso, pode salvar vidas, e os seus benefícios superam os riscos – tal como a possibilidade de diagnosticar cancros que nunca teriam provocado danos".


Fonte:noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário