segunda-feira, 1 de agosto de 2016

FÉRIAS COM SAÚDE

PODE DIZER-SE QUE FÉRIAS É SINÓNIMO DE DESCANSO, lazer e viagem. É um tempo dedicado a nós próprios e à família, cujas expectativas são sempre fundadas na oportunidade para descontrair, conhecer novos lugares e aproveitar a beleza dos ambientes naturais.

Naturalmente, ninguém espera ter problemas de saúde durante as férias, longe de casa e da assistência mais habitual. Talvez por isso seja importante reduzir qualquer risco que possa estragar umas férias de sonho.  Um planeamento cuidadoso da viagem implica, também, tomar medidas de prevenção. Antes de mais, é importante considerar o destino, a duração da viagem, os padrões de alojamento e de higiene alimentar e o próprio comportamento. Ser responsável em relação ao risco pode evitar enormes dissabores e problemas sérios.

Os destinos tropicais são uma opção frequente, o que corresponde, maioritariamente, a países em vias de desenvolvimento. Recolher informações sobre as condições sanitárias e o acesso a cuidados de saúde deve fazer parte dos preparativos para a viagem. Fazer um seguro em viagem é uma decisão sensata. Este deve considerar o risco de saúde associado ao próprio destino, a possibilidade de precisar de cuidados médicos dispendiosos ou de difícil acesso e eventuais alterações no itinerário. Outro aspecto importante é confirmar a existência de convenções entre o país de destino e o de residência, bem como a abrangência do seguro.

Antes de partir, prepare-se. Se viaja de carro, leve consigo o Cartão de Identificação do Grupo Sanguíneo. Se vai viajar de avião ou barco, evite os enjoos com a medicação adequada. Seja qual for o destino, não parta de férias com assuntos de saúde pendentes.

Se estiver a fazer tratamento dentário, nomeadamente de canais, termine-o. Se usar óculos, leve um par extra. No caso de sofrer de alergias, é conveniente usar uma pulseira de identificação da condição atópica. É particularmente importante consultar o seu médico antes de viajar, caso exista uma doença crónica. Patologias como as doenças cardiovasculares, inflamatórias intestinais, respiratórias crónicas ou a diabetes requerem cuidados especiais. Além da medicação e indicações médicas, o viajante deve obter informação sobre os serviços médicos no destino. Todos os medicamentos devem ser levados na bagagem de mão quando viajar de avião. Assim evita a sua perda ou o extravio.

No destino, certifique-se que a qualidade da água é segura. Embora a água para consumo seja frequentemente engarrafada, o gelo colocado nas bebidas ou a escovagem dos dentes podem ser oportunidades de infecção por microrganismos. A qualidade dos alimentos e a sua confecção são igualmente decisivas. Em caso de dúvida, evite os ovos, molhos, peixe, crustáceos e marisco. Os idosos, as crianças e grávidas são mais vulneráveis às mudanças de clima, níveis de humidade e exposição solar.

Recomenda-se a ingestão frequente de líquidos e protecção solar. Nos passeios junto ao mar, sobretudo, em costas rochosas, use calçado adequado. Descanse, divirta-se e, seja qual for o seu destino, faça uma boa viagem.
 
A LEVAR NA BAGAGEM
- Solução desinfectante para feridas;
- Fita adesiva;
- Ligaduras;
- Termómetro clínico;
- Gotas oftálmicas emolientes;
- Repelente de insectos;
- Tratamento para as picadas de insectos;
- Descongestionante nasal;
- Sais de reidratação oral;
- Tesouras e alfinetes de segurança;
- Analgésico simples (p. ex., paracetamol);
- Compressas esterilizadas.

(Adaptado)

J. Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário