quarta-feira, 14 de setembro de 2016

360º - E se a saula de aula desse uma cambalhota e tivéssemos ensino invertido? Prepare-se para explicações de Centeno (e mais logo de Azeredo Lopes)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Mário Centeno vai estar esta manhã no Parlamento e não faltarão temas para o confrontar. As palavras sobre o risco de segundo resgate, a CGD e, claro, o Orçamento (sob várias pressões) que aí vem vão seguramente aquecer a audição, que pode seguir aqui e aqui em direto. Até lá, sugiro-lhe que leia aopinião de Luís Aguiar-Conraria sobre o ministro das Finanças.

A autópsia às três brasileiras assassinadas em Portugal ainda não está concluída. A decomposição dos corpos, encontrados meses depois do crime no fundo de um tanque, tornaexames mais complexos. E adia a trasladação para o Brasil.
 
 
Afinal, a taxa sobre refrigerantes e afins já não vai avançar. O imposto sobre produtos com excesso de sal e açúcar foi adiado pelo Governo. Em vez disso, vai criar (mais) um grupo de trabalho.

Santana Lopes "cumprimenta o adversário" (neste caso adversária), mas não diz se é ou não candidato à Câmara de Lisboa. Na SIC, o provedor da Santa Casa não desfez o tabu, dizendo que faltam seis meses até ao prazo dado pelo PSD para definir os cabeças de lista autárquicos. Por isso, keep cool (ou "respirem fundo", na versão Passos).
 
Talisca vingou a saída do Benfica e estragou a estreia encarnada na Liga dos CampeõesO ex-jogador benfiquista empatou o jogo (1-1) na Luz já no período de descontos para os turcos do Besiktas e no fim queixou-se de que o clube não lhe pagou salários. O título da crónica do Rui Miguel Tovar vai por aí:"Ó Talisca, vai uma bisca?", pergunta ele. Hoje há jogo grande em Madrid, com o Sporting a defrontar o campeão europeu: Jesus só queria ter Ronaldo nos leões para equilibrar as coisas com o o Real. Já o FC Porto defronta os dinamarqueses do Copenhaga e Nuno Espírito Santo diz que a equipa "não tem metas nem limites".


Informação relevante

No dia em que metade do Governo vai voltar à escola para marcar o arranque do novo ano letivo, que tal inovar: e se as salas de aula dessem uma cambalhota? Este método de ensino -- a sala de aula invertida -- já existe um pouco por todo o mundo e está a ser aplicado em quatro escolas portuguesas. A Marlene carriço falou com o diretor de uma delas e com um dos pioneiros da "flipped classroom". E o que é lá isso? Os alunos, em vez de trabalho de casa, vêem vídeos gravados pelos professores com a matéria e depois discutem e tiram dúvidas na aula.

E Durão respondeu a Juncker. Em carta, o antigo primeiro-ministro português e ex-Presidente da Comissão Europeia acusa Bruxelas de estar a ser “discriminatória” e “inconsistente” por lhe retirar privilégios. A polémica está para durar, até porque as críticas a Barroso têm-se multiplicado e não falta quem o lembre que receberá, até aos 65 anos, uma pensão vitalícia de 18 mil euros paga pela Comissão. No meio do enredo, o eurodeputado Paulo Rangel acha que o grande prejudicado vai ser... Guterres.
Vêm aí problemas para o Governo se insistir em dar acesso ao Fisco aos saldos bancários superiores a 50 mil euros. Além da oposição de Marcelo (que disse que vetaria o diploma), a Comissão Nacional de Proteção de Dados continua a considerar a medida excessiva e desproporcional. Notícia do Observador, via Miguel Santos.
 
A (antiga) PT foi multada pelo regulador da bolsa americana. Em causa estão falhas na informação sobre o polémico investimento na Rioforte (o princípio do fim...). A fatura apresentada à agora Pharol é de 1,25 milhões de euros.  

O PSD encerrou as jornadas parlamentares com aapresentação de 20 propostas e declarações fortes de Passos Coelho. O líder social democrata criticou o que considerou ser a "conversa cínica" dos compromissos e deixou subentendido que só haverá novo resgate se o atual Governo assim o quiser

Se houve algo que marcou a rentrée do PSD e do CDS foram os convites a oradores socialistas. Jaime Gama, Luís Amado, António Vitorino, Maria de Lurdes Rodrigues e Daniel Bessa deviam ir à direita malhar na esquerda? Olhe que não, olhe que não (como constatou a Rita Dinis).

Da Moodys veio uma percepção positiva sobre Portugal, mas com um mas... Depois de Mário Centeno ter despertado o fantasma de um segundo resgate, a agência de notação financeira acha que o risco de tal acontecer "é baixo". Mas considera que vamos continuar a falhar as metas orçamentais. 

Já se conhecem as razões do descarrilamento do comboio na Galiza, que fez quatro mortos, entre eles o maquinista português. As análises da caixa negra revelaram que o comboio ia a 118 km/h num troço onde o limite era 30 km/hdevido a obras. 

Um mesmo nome aparece ligado a todos os últimos atentados em França no último anoO ataque em Nice, a morte de dois polícias em Magnanville, a degolação do padre Jacques Hamel em Saint Étienne du Rouvray e até o carro com botijas de gás encontrado junto a Notre Dame tem o dedo de Rachid Kassim. Que atua atua a partir de um lugar incerto, na Síria ou no Iraque.



Os nossos Especiais

O que leva 2500 jovens a vir trabalhar de graça na Web Summit em Lisboa? Anna chega de Moscovo a 5 de novembro, Tomás inscreveu-se na Dinamarca e André vai acumular o voluntariado com um trabalho a tempo inteiro. A Ana Pimentel foi falar com eles e conta o que os motiva.

 
Notícias surpreendentes

Mas nem tudo é positivo para a empresa de Tim Cook. A Apple decidiu desistir do projeto para criar um carro autónomo. Além disso, a Samsung viu uma oportunidade nas críticas aos auriculares sem fios da empresa da maçã e decidiu criar uma nova entrada de auscultadores só viável em Android.

Mas há lugares paradisíacos onde não precisa nem de iPhones, nem de Samsungs, nem de internet. Aliás, nestes 7 lugares luxuosos  é proibido usar telemóveis ou computadores. A ideia é tirar (mesmo) férias.

Outro tipo de lugares e de mapas. Yanko Tsvetkov desenha mapas satíricos e o seu projeto já chegou a livro. A sua última criação é o desenho do mundo segundo Donald Trump. Ora veja Portugal e os 

Zé Pedro, o guitarrista dos Xutos, faz 60 anos. Em jeito de prenda Helena Reis, irmã do músico e autora da biografia "Não Sou o Único", mostra imagens pouco conhecidas do mano: podia chamar-se o álbum de família do agora sexagenário Zé Pedro. (ah..., parabéns).

No Observador hoje começamos em direto com Finanças (o ministro Mário Centeno vai ao Parlamento dar explicações), depois ouviremos a Defesa (Azeredo Lopes falará à tarde do caso dos Comandos) e acabaremos com futebol (na Liga dos Campeões a noite traz o reencontro de Ronaldo com o Sporting e o FC Porto-Copenhaga). Pelo meio terá ainda a restante atualidade.

Tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário