quarta-feira, 14 de setembro de 2016

JUNCKER NÃO ACEITA QUE O LEITE SEJA MAIS BARATO QUE A ÁGUA


 
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse esta quarta-feira, em Estrasburgo, não admitir que o leite seja vendido a um preço mais baixo do que a água, garantindo os apoios de Bruxelas aos agricultores em crise.
“O sector leiteiro foi afectado pelo embargo da Rússia e a Comissão Europeia mobilizou montantes significativos para ajudar os agricultores”, disse Jean-Claude Juncker.
Não aceito que o leite seja vendido a um preço mais baixo do que a água“, adiantou o presidente da Comissão Europeia.
Portugal vai receber um montante de apoio ao sector leiteiro que atinge quase os 4 milhões de euros.
Esta verba faz parte da primeira tranche de apoios de Bruxelas, no valor global de 350 milhões de euros, que será repartida pelos 28 Estados-Membros.
Uma segunda tranche, no valor de 150 milhões de euros, será utilizada para premiar os produtores que aceitem reduzir a produção.
Entretanto, segundo o Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, os consumidores portugueses estão a beber cada vez menos leite.
“Estamos preocupados com a diminuição cada vez mais expressiva dos consumos de leite”, adiantou Ana Isabel Trigo de Morais, directora-geral da APED.
A responsável realça que as importações de leite têm vindo a diminuir, de 20% em 2010 para 14% em 2015, e sugere a realização de uma campanha para aumentar o consumo e “desmistificar mitos” sobre o seu impacto na saúde humana.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário