terça-feira, 13 de setembro de 2016

360º - Os chavistas desiludidos na Venezuela, o biógrafo de Keynes que já não acredita na zona euro e o regresso da Liga dos Campeões

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O Benfica é o primeiro dos três clubes portugueses a entrar em ação na Liga dos Campeões. Joga esta noite com o Besiktas na Luz. Rui Vitória pediu um "nível elevado" à equipa, que não pode contar com nenhum dos quatro avançados - Jonas, Mitroglou, Raúl Jiménez e Jovic -, a que se junta Rafa (lesionado). Da parte dos turcos, Quaresma disse que veio para "vencer uma equipa forte". O Rui Miguel Tovar antecipa esta edição da Champions em "os três da vida airada" e olha para o jogo de logo dos encarnados pelo lado turco em "o fabuloso destino (precisamente) de Quaresma".

Os exames médicos vão ter tempos máximos de espera. O ministério da Saúde vai definir prazos-limite, como já acontece em vários serviços, e estender a medida também a cuidados paliativos e continuados. A notícia faz manchete no Público.

A entrevista do juiz Carlos Alexandre à SIC foi quinta-feira, mas as ondas de choque continuam. Ontem à noite soube-se que o Conselho Superior de Magistratura vai analisar as declarações do super juiz na sua próxima reunião, dia 27. JáFrancisco Louçã deixou duras críticas (e isto é ser simpático) num artigo no Público replicado na sua página do Facebook.

Na corrida à liderança da ONU (com António Guterres na frente) há uma desistência e uma polémicaA costa-riquenha Christiana Figueres retirou a sua candidatura de forma a "facilitar o processo complexo". Já a búlgara Kristalina Georgieva, atual vice-presidente da Comissão Europeia, pode oficializar a sua candidatura nos próximos dias, tornando-se a principal adversária do ex-PM português. Mas o seu nome está a causar tensões entre a Alemanha e a Rússia.

No Brasil, o deputado que iniciou o processo de destituição de Dilma Rousseff perdeu o mandato. Eduardo Cunha é suspeito em casos de corrupção, mas defende-se dizendo que se trata apenas de uma vingança política.



Informação relevante

O Galpgate continua na ordem do dia, apesar da festa pela conquista do Europeu já ser passado e de Portugal já jogar o apuramento para o Mundial 2018. Há pelo menos 5 grandes questões que continuam por esclarecer no caso do pagamento de viagens por parte da empresa petrolífera a secretários de Estado e autarcas para irem ver a bola a França. E uma certeza: a prenda vale quase quinze vezes mais que o limite estabelecido agora no código de conduta do Governo.

A política continua em modo rentrée. Em Coimbra, nas jornadas parlamentares, o PSD disse aceitar o repto de Marcelo para um pacto de regime sobre a aplicação dos fundos comunitários. Antes, o líder da bancada, Luís Montenegro, tinha garantido que o partido vai fazer propostas próprias para o próximo Orçamento, acusara Centeno de "piromania política" e criticara o PS, PCP e BE de viverem para o défice. Ah, também tinha atacado Jean-Claude Juncker pela retirada de mordomias a Durão Barroso, falando num "espetáculo que não abona a favor da UE".

Da parte do PS, soube-se que Costa vai encerrar a rentrée socialista sábado em Coimbratendo a seu lado a bloquista Mariana Mortágua. Antes, hoje e amanhã, receberá todos partidos em S. Bento para preparar a cimeira informal da UE em Bratislava de quinta-feira, onde se discutirá a estratégia europeia no pós-Brexit. Pelo meio, numa entrevista à CNBC, Mário Centeno fez questão de dizer que a sua principal tarefa é evitar um segundo resgate para Portugal. (se é preciso trabalhar para o evitar, o risco existe, é isso?).
Catarina Martins veio em auxílio do Governo que apoia para lançar farpas ao anterior executivo. O PSD está "em choque" porque, ao contrário dos seus governos, ainda não foi necessário apresentar nenhum orçamento retificativo, afirmou a coordenadora do Bloco. 
Voltando ao PSD, neste caso ao seu líder, Passos Coelho, porque será ele a apresentar o novo livro de José António Saraiva. Nele, o ex-diretor do Expresso e do Sol revela conversas 'proibidas' com 42 políticos, incluindo todos os Presidentes da República e primeiros-ministros eleitos desde o 25 de abril. Saraiva garante que ainda não mostrou a obra a ninguém. Nem à mulher: "Se lesse, não me deixava publicar". (este sim promete ser um livro polémico)
Nos Jogos Paralímpicos, Portugal conquistou a segunda medalha de bronze. A equipa portuguesa de boccia BC1/BC2 venceu a Argentina (6-2) e terminou em terceiro lugar. E já agora saiba que os Jogos Paralímpicos foram criados por um médico judeu que fugiu à Alemanha nazi.

No futebol, polémica em Chaves. Recém-regressado à I Liga, o clube flaviense quis retirar dividendos da primeira receção a um dos grandes: os bilhetes para o jogo com o Benfica, de dia 24, foram postos à venda por 80 euros (a apelar sobretudo à carteira dos benfiquistas de Trás-os Montes, já que para os sócios o preço é bem simpático). À luz dos regulamentos, a Liga proibiu tal valor, mas o Desp. Chaves insistiu. Não é inédito: na época 1999/2000, quando o Sporting venceu (ao fim de 18 anos) o campeonato, os bilhetes para o Salgueiros-Sporting (na última jornada; à mesma hora o FC Porto discutia o título em Barcelos) custavam até 30 contos — ou 150 euros.

Uma boa nova no tratamento contra o cancro do pulmão. A UE aprovou um medicamento inovador que evita a quimioterapia.

Mais notícias de ciência/astronomia/geologia. Geólogos japoneses sugerem que as forças das marés, determinadas pelas fases da Lua, podem ser responsáveis pelos grandes terramotos. Já de Marte vieram as fotos mais aproximadas e nítidas de sempre, tiradas pelo Curiosity a Murray Buttes, uma região com 2 mil milhões de anos.



Os nossos Especiais

Robert Skidelsky, autor da biografia de referência de Keynes, não tem papas na língua. Aos 77 anos, o economista e professor da Universidade de Warwick, em Inglaterra, diz que “tal como está construída atualmente, a UE não é viável” e considera que os países que não estão a beneficiar com o euro deviam formar um novo bloco. A entrevista é do João Cândido da Silva.

Depois de 18 anos a votarem em massa pelo chavismo, os venezuelanos querem o seu fim. Agora que o país vive a sua pior crise, o que pensam os chavistas arrependidos? O João de Almeida Dias foi ouvi-los e percebeu melhor o que se passa na Venezuela. Algumas histórias são tremendas, aviso já.

Cada jornada de futebol pode ser resumida em números. Alguns bens curiosos. Todas as semanas o Rui Miguel Tovar vai  trocar a bola por miúdos nesta nova rúbrica em vídeo que se chama precisamente "Os números do Tovar". Ide ver, ide ver. E aprender.

 
Notícias surpreendentes
2 Pac foi um dos mais importantes rappers da história. O Vasco Mendonça recorda-o 20 anos após ter sido morto: Tupac Shakur era "o Elvis Presley do ghetto, avistado milhares de vezes desde a certidão de óbito".

Há cientistas para tudo. O entomólogo Justin Schmidt decidiu experimentar todas as picadas de insetos e outros bichos para poder dizer, por experiência própria, quais são as dez picadas mais dolorosas do mundo. Aviso: não experimente isto em casa.

E já está eleita a melhor cidade da Europa. Não, não é Lisboa nem o Porto. O prémio dos World Travel Awards foi para São Petersburgo, na Rússia. Se lá for, estes são os locais que não deve perder.

Na China, aquela que será a ponte mais alta do mundo está quase, quase acabada. A Beipanjiang fica na província de Guizhou, no sudoeste chinês, e terá 565 metros de altura.

15 anos depois, o Portugal Fashion voltou à semana da Moda de Nova Iorque. A Ana Dias Ferreira (sortuda) está lá e mostra o que vão desfilar os nossos criadores: Katty Xiomara foi a primeira.

A IFA é a maior feira de eletrónica de consumo da Europa. É em Berlim que milhares de pessoas conhecem e experimentam as novidades apresentadas por muitas centenas de marcas. Outro sortudo, o Pedro Esteves, viu as novidades e resume tudo neste vídeo. O melhor é mesmo ver.

Tem muitas mais coisas para ver no Observador, onde o manteremos a par de toda a atualidade. Logo à noite, já sabe, volta a Liga dos Campeões com o Benfica-Besiktas que pode seguir em direto connosco.

Até lá, tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário