quarta-feira, 28 de setembro de 2016

360º - Preocupações com a banca, cá dentro e lá fora; o primeiro bebé com três pais; e a morte de Shimon Peres

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Morreu Shimon Peres, um dos pais fundadores de Israel, anti-herói e Prémio Nobel da Paz. Estava internado num hospital de Telavive depois de ter sofrido um AVC há duas semanas. Tinha 93 anosIsrael acordou de luto, a chora a morte de um ídolo. O mundo reage também à perda de um visionário.

É oficial. A adversária que Guterres mais podia temer na corrida à liderança da ONU vai mesmo avançar. O Governo da Bulgária confirmou a candidatura de Kristalina Georgieva .

O Governo vai abrir aos privados a gestão de 30 monumentos históricos. Forte de Peniche, Mosteiro de Arouca, Castelo de Portalegre e Paço Real de Caxias estão na lista dos primeiros doze já conhecidos.

O congelamento de fundos comunitários é debatido entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu segunda-feira, 3 de outubro. A decisão sobre Portugal pode ficar fechada logo na primeira audição. 

A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, foi obrigada a fugir de cerca de três dezenas de pais em fúria.  Os pais estão contra o encerramento da Escola Básica do Rego e cercaram a governante que acabou por ter de se refugiar no carro. A GNR foi chamada ao local.

A Superprocuradora Cândida Vilar foi a escolhida para investigar o caso das mortes nos Comandos. Na Unidade Especial de Combate ao Crime Violento, Cândida Vilar liderou vários processos mediáticos, como o que levou à prisão do grupo de skinheads liderado por Mário Machado, do Gangue do Multibanco e da Máfia da Noite.



Informação relevante

Preocupações com a banca cá e lá fora:

A venda do Novo Banco entra agora finalmente na fase decisiva depois de clarificada a situação no BPI e aberto o caminho à Fosun no BCP. O objetivo é vender até final do ano, mas o valor caiu com a necessidade de reforço de capital da CGD. Daí a pergunta: será desta?

Por falar em CGD, no Parlamento, ouviu-se pela primeira vez o seu novo presidente, António Domingues. Entre as explicações que deu aos deputados, houve uma revelação: não foi incumbido de fazer nenhuma auditoria ao banco público, auditoria que o Governo anunciou há três meses. O ministério das Finanças diz agora que será só depois da recapitalização.

Ainda na banca, as preocupação são cada vez maiores com o que se passa no Deutsche Bank. Uma tormenta sem fim à vista? Com a aproximação das eleições, o maior banco alemão é a "pedra no sapato" de Merkel. Mas é também uma ameaça mundial: há quem tema um novo Lehman Brothers.

Da banca para o futebol. Nos jogos da Liga dos Campeões, o FC Porto continua sem vencer, enquanto o Sportingsomou a primeira vitória. Um golo do caçador de dragões, Slimani, derrotou os portistas no jogo com os campeões ingleses do Leicester, enquanto em Alvalade os suspeitos do costume davam o triunfo aos leões frente ao Légia de Varsóvia. Hoje o Benfica joga em Itália com o Nápoles.

E é sobre a Liga dos Campeões a nova rubrica do Observador. Numa iniciativa inédita, vamos apresentar semanalmente todas as probabilidades para cada equipa presente na Champions. Afinal, simulámos 10 mil hipóteses: quem pode ganhar, quem pode passar, quem vai chegar à final e muito, muito mais, para que se sinta um verdadeiro especialista. É só conferir no nosso mapa interativo e sempre atualizado. As contas são de dois economistas, Paulo Rosário e Ricardo Santos (só para registo futuro, um é do Sporting o outro do Benfica).
Ainda no futebol, um escândalo abalou ontem Inglaterra. O selecionador inglês, Sam Allardyce, foi apanhado a receber subornos de 400 mil libras. Jornalistas do The Telegraph, disfarçados de emissários de uma empresa do oriente, convenceram o treinador a ensinar-lhes como evitar as normas nas transferências e contratos de jogadores a troco de 400 mil libras/ano. As conversas foram gravados. E, ao fim do dia, o selecionador, que estava no cargo apenas há dois meses foi, naturalmente, despedido.

Pelo segundo dia consecutivo, a notícia mais relevante veio ontem da área  da ciência. Pela primeira vez no mundo, nasceu um bebé com ADN de três pessoas, ou seja, com três paisTem agora cinco meses, chama-se Abrahim Hassan, é jordano, mas nasceu no México graças ao método de um médico americano. Foi a única forma de os pais terem um filho saudável, sem a doença genética que afetava a mãe, que já tinha visto morrer os seus dois primeiros bebés. A técnica levanta muitas questões éticas: chama-se “transferência pró-nuclear”, envolve a utilização dos óvulos de duas mulheres diferentes e o esperma de um homem.

Do futebol e da ciência para a política caseira em vários takes:

Em Espanha, há um homem cada vez mais só no PSOE.Os socialistas estão contra todas as decisões do seu líder, masPedro Sánchez recusa demitir-se. O histórico Felipe González diz-se traído. Os próximos tempos serão decisivos.


Os nossos Especiais

As máquinas já compõem música pop. Ah, pois é. Após anos a fabricar música erudita, investigadores da Sony anunciam a primeira canção pop composta através de inteligência artificial. Deverá Justin Bieber buscar outro ramo de actividade? O José Carlos Fernandes tem a resposta para o ídolo canadiano.
O que querem as startups portuguesas da Web Summit? A Ana Pimentel juntou os fundadores da Uniplaces, Zaask, GuestU, BestTables e Pknoa para explicarem ao Observador como preparam os três dias da conferência, o que os assusta e como pretendem cativar os investidores. Está tudo neste vídeo.



Notícias surpreendentes

A Google fez 18 anos (é isso, sim, entrou na maioridade).Para comemorar este marco do principal motor de busca do mundo, juntámos 18 das suas maiores curiosidades.

O ano ainda só tem nove meses, mas já gerou milhares e milhares de imagens que se tornaram virais na Internet. Como a de um cão que parece um leão, um pai (demasiado?) protetor, a saia de Marilyn Monroe a servir de chapéu de chuva ou este pato surfista. O melhor é ver.

Para ver, mas também para usar (por elas), o melhor é saber quais são as grandes tendências do calçado neste inverno. Mete saltos muito, mas muito, brilhantes

Já os viciados em séries (como eu, confesso), o melhor é terem este artigo à mão. Ele revela tudo o que há para ver este outono na televisão, entre novidades e os sucessos que já vem de trás.

Pronto,  já está cheio de informação para começar a manhã. Mas o dia é longo e no Observador as notícias não param. Vá passando por cá para se manter a par de toda a atualidade.

Um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário