Estudantes têm acesso gratuito a fato completo
O livro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", de Marie Kondo, fez Armandina André Pina libertar-se de tudo o que não usava. Nesse processo de destralhar, a ex-estudante de Direito, de 30 anos, soube que os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) estavam a recolher trajes académicos para emprestar a alunos carenciados e entregou o seu na Lavandaria, Engomadoria e Espaço Costura dos SASUC, ao fundo das Escadas Monumentais. É ali que fica o Banco de Trajes Académicos, alimentado por doações: 41, desde o lançamento do projeto, a 24 de março deste ano, Dia do Estudante.
"Vi que o traje podia servir para alguém que não tivesse dinheiro para o pagar, e ele também me foi oferecido por uma amiga" numa época em que não tinha tanta disponibilidade financeira, revelou Armandina. Filipa Ferreira, ex-estudante de Gestão, de 29 anos, é outra doadora para quem "não fazia sentido guardar o traje num guarda-fatos" havendo pessoas que não têm possibilidade de comprar um.
Preço pode ir até 400 euros
O objetivo do Banco de Trajes Académicos é disponibilizar a custo zero um fato que pode custar entre 200 e 400 euros, permitindo que um aluno carenciado "viva com intensidade a vida académica, tão marcante na cidade", explicou Isabel Roque, coordenadora da Divisão de Oferta Integrada de Serviços dos SASUC. Um exemplo? A Festa das Latas e Imposição de Insígnias, que arranca hoje. "Em regra, todos gostam de fazer parte, e sem o traje académico torna-se difícil".
O banco inclui trajes masculinos e femininos, em vários tamanhos, alguns sapatos e adereços. O empréstimo é feito mediante requisição prévia e exige uma caução no valor de 60 euros, devolvida se o fato regressar nas condições em que foi entregue. A iniciativa destina-se, prioritariamente, a estudantes que sejam bolseiros, tenham solicitado Fundo de Apoio Social ou integrem o Programa de Apoio Social a Estudantes através de Atividades de Tempo Parcial (PASEP).
JN
_______________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário