sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Qualidade da água de Pombal acima da média

Resultado de imagem para Qualidade da água de Pombal acima da média
A água de consumo do Concelho de Pombal foi classificada acima da média nacional com 99,75%, relativamente ao cumprimento dos valores paramétricos na água da torneira do consumidor, proveniente da rede pública.
Os dados são da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e constam do relatório anual sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano em Portugal referente ao ano de 2015, e agora publicado.
A média nacional para o indicador “Água Segura” é igual a 98,65%, sendo que o Município de Pombal apresenta um desempenho acima da média, ou seja, uma percentagem de “Água Segura” de 99,75%, comprovativo de que a água na torneira do consumidor pombalense é de extrema confiança e de muito boa qualidade.
Os resultados obtidos revelam níveis elevados da qualidade da água de torneira no concelho, situando-se acima da média nacional, e espelham a maior segurança no consumo de água, que demonstra elevados índices de maior garantia para a saúde pública dos pombalenses.
Os parâmetros analisados resultam de uma melhoria significativa no processo de avaliação e vigilância da qualidade da água, facto que resulta do continuado e exigente controlo de qualidade levado a cabo pelo Município de Pombal.
Essas melhorias registadas são ainda mais relevantes pelo facto de haver atualmente um controlo da qualidade mais exigente, traduzido num crescente rigor no acompanhamento da implementação da legislação pelos diferentes atores no processo, numa crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos e na realização da totalidade das análises impostas pela legislação em vigor.
Refira-se que o rigor desse processo resulta do cumprimento de todos os requisitos legais estabelecidos nas normativas europeias e internacionais, baseado nas orientações da Organização Mundial de Saúde, nos melhores conhecimentos científicos e no princípio da precaução.
Imagem: Diário de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário