Na Biblioteca Municipal de Cantanhede
sessao_animais_companhia_cantanhede
Mais de 60 pessoas participaram na conferência sobre “Animais de Companhia: Cuidados e Bem-Estar”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 12 de Outubro. Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar Mais Vida aos Anos, promovido pela Câmara Municipal, a sessão assinalou o Dia Mundial do Animal, tendo como oradores Idílio Cravo, veterinário municipal de Cantanhede, Salomé Dias, da Associação Quatro Patas e Focinhos, da Mealhada, e Ana Gonçalves, presidente da "Abrigo de Carinho" – Associação dos Amigos dos Animais de Mira.

As exigências e a responsabilidade associadas à posse de animais de companhia, bem como os cuidados de saúde e afetivos que lhes devem ser dispensados foram o mote das intervenções, com enfoque em aspetos particulares da experiência de cada um dos intervenientes relativamente a esta matéria.
Idílio Cravo é licenciado em Medicina Veterinária, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, e foi na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária de Cantanhede que referiu os requisitos necessários do “dono responsável” numa intervenção em que abordou as principais doenças dos animas de companhia, tendo salientado a propósito a importância dos cuidados médicos e sanitários.
Para além de uma abordagem de questões relacionadas com a temática da conferência, Salomé Dias apresentou a Associação Quatro Patas e Focinhos, cuja atividade desde a sua constituição, em 2012, está centrada na recolha de cães e gatos abandonados nos concelhos de Mealhada e Anadia. Dinamizada por voluntários, a associação sinaliza animais abandonados, promove a adoção responsável. Neste âmbito, gere um abrigo na Mealhada um abrigo que alberga 60 cães adultos, acompanhando ainda a situação de mais 35 canídeos e dez gatos colocados em famílias de acolhimento temporário.
Ana Gonçalves, enfermeira e detentora de formação específica em terapia assistida para animais, enunciou vários aspetos inerentes a esta prática e falou da atividade da"Abrigo de Carinho" – Associação Amigos dos Animais de Mira. Também fundada em 2012, os seus objetivos passam pela defesa, proteção e tratamento de animais domésticos em risco e pela recolha dos que se encontram em situação de abandono, proporcionando-lhes carinho, cuidados de higiene e de saúde, em caso de doença ou acidente, promovendo ainda a sua adoção por famílias de acolhimento e a esterilização das cadelas que se encontram no abrigo.
A sessão sobre “Animais de Companhia: Cuidados e Bem-Estar” foi organizada no âmbito do projeto Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos, ação de intervenção social promovido pelo Município de Cantanhede para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.