Enquanto dormia
Donald Trump já escolheu o seu novo Conselheiro para a Segurança Nacional, um dos cargos mais importantes na Casa Branca. O convite foi feito ao general na reserva Michael T. Flynn (que ainda tem que aceitar o cargo). O New York Times recorda as polémicas deste militar, que está registado como Democrata e foi despedido por Barack Obama. O general tem opiniões fortes sobre o Islão, que considera a maior ameaça da atualidade aos Estados Unidos
Uma explosão de um camião de combustível provocou mais de 70 mortos em Moçambique, em Caphiridzange, uma localidade da província de Tete. As causas do acidente não são absolutamente claras, mas tudo indica que a explosão aconteceu quando as pessoas estavam a retirar combustível do veículo.
Só foram precisos "ochenta y nueve" segundos para o Praiense deixar os sportinguistas congelados: marcaram um golo, aguentaram o empate até ao intervalo, mas acabaram por perder (como seria de esperar) por 5-1. O Rui Miguel Tovar explica tudo na crónica do jogo, "A balada da praia do Agatão".
(Já que estamos a falar na Taça, o Rui Miguel Tovar entrevistou esta semana uma das poucas pessoas que conseguiu ganhar a Taça como jogador e como treinador - José Augusto. Leia a entrevista aqui: "O Guttmann era cá uma peça".)
O prazo para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento acaba hoje às 21 horas e, por isso, há muitas novidades:
- O PSD já decidiu que vai votar contra o Orçamento aconteça o que acontecer, mas apresentou várias medidas. Por exemplo: quer uma redução gradual do IRC até 2019 (sem indicar valores, a que só se chegaria depois de uma negociação com o PS); quer isentar todas as actividades produtivas do pagamento do chamado "imposto Mortágua"; e quer apertar o controlo aos abusos do Fisco.
- Ainda sobre o "imposto Mortágua": o Governo está precisamente a preparar-se para deixar de fora os imóveis que têm fins comerciais. Resultado: só ficam os imóveis para habitação, que irão pagar ainda mais para compensar a diminuição de receita.
- Também deve haver mudanças nas pensões mínimas. O Governo, o PCP e o BE ainda estão a negociar, mas tudo indica que haverá um aumento extraordinário de 5 ou 6 euros. Dois detalhes: isso só acontecerá a partir de agosto e já contará com o aumento ao nível da inflação do início do ano.
- Uma proposta dos Verdes já foi aceite pelo BE e pelo PS: o IVA dos passes de transportes públicos vai poder ser deduzido no IRS.
- Também aqui, pode conhecer 14 propostas apresentadas pelo PCP, que vão desde a suspensão da atualização das propinas até ao alargamento da isenção de taxas moderadoras para doentes crónicos.
- E o próprio PS também tem propostas. Uma delas, conhecida ontem, é a redução em 33% da tributação sobre os cigarros eletrónicos. (É só vapor...)
Daqui a pouco, às 10h, Mário Centeno encerra no Parlamento as audições sobre o OE. Além do Orçamento, também deve ouvir perguntas difíceis sobre a Caixa Geral de Depósitos. A Rita Tavares foi tentar perceber onde é que o ministro acertou e onde falhou ao longo deste processo, que dura há nove meses - encontrou dois sucessos e sete confusões do ministro das Finanças na CGD.
Um dos pontos mais polémicos da contratação da nova administração da Caixa tem a ver com o facto de a lei que regula os gestores públicos ter sido mudada só para esta situação. O Luís Rosa e o Vítor Matos falaram com quatro constitucionalistas para saber se isso se pode fazer. O resultado foi 3-1 contra o Governo.
E mais um ponto a reter para acrescentar a toda esta incerteza: o Governo ainda não entregou formalmente à Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Jerónimo de Sousa aumentou um bocadinho a parada hoje de manhã. Em entrevista ao jornal i, o secretário-geral do PCP deixou esta frase: "É muito difícil repetir o acordo com o PS". Jerónimo criticou ainda o Bloco de Esquerda (que está sempre a desvalorizar os comunistas) e os "constrangimentos" de Bruxelas.
Quando Marcelo Rebelo de Sousa encontra a Rainha de Inglaterra, o que é que lhe diz? Isto: "Quando chegou a Lisboa, ao Terreiro do Paço, aquela grande praça, numa carruagem, com o general Craveiro Lopes, eu estava lá, era uma criança. Estava na primeira fila para vê-la". O vídeo do Presidente da República a contar a história a Isabel II - e a resposta divertida da monarca - tornou-se viral.
Num desenvolvimento de um dos casos mais polémicos dos últimos meses, ontem foram detidos sete militaresque estavam a acompanhar o curso de comandos onde morreram dois recrutas. Entre os detidos estão um médico, o diretor do curso e cinco instrutores. O Expresso citou o o despacho do Ministério Público, onde se diz que os militares eram “movidos por ódio patológico, irracional conta os instruendos” e trataram-nos “como pessoas descartáveis”.
Regressando aos Estados Unidos, duas notícias:
- O chefe dos serviços secretos, James Clapper, demitiu-se.Mas o próprio já tinha anunciado antes das eleições que isso iria acontecer.
- Obama esteve na Alemanha e deu uma conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel onde deixou um aviso: "Não tomem por garantidos os nossos sistemas de governo e o nosso modo de vida".
- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, reuniu-se ontem em Nova Iorque com Donald Trump e saiu da conversa com "grande confiança" no Presidente eleito.
Os nossos Especiais
Os bancos querem que os portugueses deixem de usar moedas e notas para pagarem as compras e, por isso, desenvolveram apps que permitem fazer isso usando o telemóvel. O David Almas foi investigar o assunto.
O Governo e a oposição estão sempre a falar no Diabo e, por isso, não há nada como tentar perceber se ele realmente se esconde nos detalhes da economia. O Edgar Caetano olhou para cinco deles: os mercados de dívida, os reembolsos adiados ao FMI, o suspense sobre o rating, o pessimismo dos investidores e as dúvidas de Bruxelas sobre o Orçamento.
Notícias surpreendentes
Gisela João apresentou ontem o seu novo disco num local improvável, a discoteca Lux. A Filomena Martins esteve lá e ouviu tudo.
Vem aí mais um fim de semana em cheio. Tem muito por onde escolher: a música de Rita Red Shoes, o cinema de Edgar Pêra e ainda provas de vinho e doces conventuais.
Cachorros quentes, almôndegas e produtos de mercearia e charcutaria italianos. São três novidades em Lisboa para quem gosta de comer.
No Porto também há coisas novas: no restaurante Vinum, das caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, há muita carne maturada até 11 de dezembro, nas IV Jornadas Gastronómicas do Boi de Trás-os-Montes.
O mistério do nevoeiro mortífero de Londres foi finalmente resolvido. Em 1952, quatro mil pessoas morreram e outras 150 mil ficaram doentes com infeções respiratórias. Agora, sabe-se que isso aconteceu por causa de um fenómeno provocado pela queima de carvão de baixa qualidade.
A revista Time elegeu ontem as 100 fotos mais marcantes de sempre. Vemos guerras, acidentes, líderes políticos, desporto e humor. Venha espreitar.
São 36 fotos que parecem manipuladas, mas não são.Como é que isto é possível sem Photoshop?
O Subbuteo com Eusébio, o Action Man, os carros da Dinky Toys e da Match Box, as construções da Meccano.Pare um bocado de trabalhar e veja lá se se lembra destes brinquedos todos.
O dia de hoje vai ter muitas novidades sobre o Orçamento e nós, no Observador, vamos seguir tudo ao minuto. Vá passando por cá para saber o que se passa.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário