sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Balanço do Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras


O pastel de feijão, um doce de origem conventual que é a principal referência da doçaria torriense, teve de novo um festival no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras que o promoveu.

Ao 6.º Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras aderiram várias marcas (Brasão, Fábrica Coroa, Doce do Oeste, Serra da Vila, Pastelão, O Segundo, Pérola do Atlântico, Carmitas, Maria Adelaide R. Silva, Pastelaria Flor, Cantinho Amarelo e Pãozinho da Avenida) que foram promovidas no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro numa zona de exposição e venda, onde também se proporcionaram provas.

No âmbito deste festival foi mais uma vez escolhido o melhor pastel de feijão, tendo sido premiado o do Cantinho Amarelo por meio de um concurso que foi orientado tecnicamente pela associação Qualifica. Os pastéis de feijão desta marca serão por isso utilizados nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras no próximo ano.

Já o concurso “A minha Sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras” teve como vencedor a Pastelaria Flor.

O anúncio dos vencedores destes concursos aconteceu no dia 12 de novembro, no decorrer da Final do Festival das Vindimas, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.

Recorde-se que o pastel de feijão é o doce por excelência de Torres Vedras, faz parte do legado dos torrienses. É um dos sabores que representa a sua identidade, apurado pelo passar dos séculos, amassado por mãos conhecedoras e saboreado por milhares. E quem passa por Torres Vedras… cada vez mais não deixa de passar sem uma caixa de pastéis de feijão levar!

Daí a realização daquele festival, que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria da ACIRO (Associação Comercial e Industrial da Região Oeste), da associação Qualifica (Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses), da Biotrab, da ESCO (Escola de Serviços e Comércio do Oeste) e de produtores de pastéis de feijão de Torres Vedras.

O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras integrou-se mais uma vez nas Festas da Cidade de Torres Vedras que foram organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Tiago Oliveira
Assessoria de Imprensa / Área de Comunicação
 Câmara Municipal de Torres Vedras


Nenhum comentário:

Postar um comentário