sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Portugueses continuam a abusar dos antibióticos

Os portugueses consumiram mais de 8,5 milhões de embalagens de antibióticos no último ano, apesar de o consumo ter descido quatro por cento no mesmo espaço de tempo.

Resultado de imagem para Portugueses continuam a abusar dos antibióticosDe acordo com dados da QuintilesIMS, empresa que resultou da fusão da consultora IMS Health e do produtor mundial de serviços de saúde integrados Quintiles, entre outubro de 2015 e setembro de 2016 foram vendidos em Portugal 8,5 milhões embalagens de antibióticos em farmácias.
Esta sexta-feira assinala-se o Dia Europeu do Antibiótico e a mesma fonte revela que a venda destes medicamentos ascendeu aos 61 milhões de euros, abaixo dos 65 milhões de euros registados no ano anterior.
A empresa refere que a subclasse de penicilinas de largo espectro continua a liderar o consumo de antibióticos, representando no último ano 41 por cento das vendas em valor deste medicamento.

Campanha nas redes sociais

O Dia Europeu dos Antibióticos visa promover uma utilização adequada dos antibióticos e informar os doentes acerca dos riscos da automedicação com estes medicamentos.

Paulo André Fernandes, coordenador do programa da Direção Geral da Saúde de prevenção e controlo de infeções e de resistências aos antimicrobianos, revela que ainda há muito trabalho a fazer para explicar às pessoas para que servem os antibióticos.
Com este propósito, o Infarmed e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associaram-se para promover uma campanha através da internet e das redes sociais, no âmbito de uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para chamar a atenção para o alarmante aumento da resistência aos antibióticos que é observado em toda a Europa.

Antena 1
__________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário