terça-feira, 29 de novembro de 2016

DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE DINOSSAURO DO TAMANHO DE UM PASTOR ALEMÃO


 
Ilustração de como seria o novo dinossauro paquicefalossaurídeo descoberto nos EUA.
Ilustração de como seria o novo dinossauro paquicefalossaurídeo descoberto nos EUA.
A descoberta de dois novos dinossauros com a cabeça em forma de cúpula está a dar pistas sobre a evolução destes gigantes do período Cretáceo.
Estes dois novos espécimes, que pertencerão a um novo género e a uma nova espécie da família dos paquicefalossaurídeos, foram encontrados nos Estados Unidos, mais especificamente em Kaiparowits, no Utah, e em Kirtland, no Novo México.
Os crânios fossilizados dos dois dinossauros datam de há 76.5 milhões de anos e 73.5 milhões de anos, respectivamente, aponta o Live Science, que faz eco da descoberta.
São dois espécimes pequenos, do tamanho de um pastor alemão, que revelam protuberâncias salientes únicas na parte de trás do crânio, “muito diferentes” do que o investigador que liderou o estudo, David Evans, diz já ter visto antes, cita o mesmo site.
O professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Toronto, no Canadá, assume assim que estaremos perante dois novos géneros e novas espécies.
As referidas protuberâncias teriam apenas funções ornamentais, servindo para as diferentes espécies se distinguirem e também para atrair companheiros, afiança Evans.
“Os dois novos espécimes destacam-se em termos de integridade e isto permite-nos ter um conhecimento muito melhor da sua anatomia e relações”, considera ainda Evans.

As cabras-montês do Cretáceo

Os dois crânios foram encontrados na parte sul da antiga Laramidia, a parte ocidental da América do Norte, o que só por si é já motivo de estupefacção, uma vez que a maioria dos fósseis de paquicefalossaurídeos têm sido encontrados a norte, em zonas onde se situam actualmente a cidade canadiana de Alberta e o estado norte-americano de Montana.
Evans constata que a localização dos dois crânios dá indicações de que “os paquicefalossaurídeos podem ter-se diversificado no sul antes de se mudarem para o norte e darem origem ao paquicefalossaurídeo conhecido como Stegoceras“.
Evidenciando que este é um facto “inesperado”, o investigador sublinha que a descoberta “conta uma história interessante sobre a evolução deste grupo que ainda não conhecíamos”.
No período Cretáceo, as partes ocidental e oriental da América do Norte estavam divididas por uma via marítima. Os investigadores acreditam que esta potencial migração dos paquicefalossaurídeos de um lado para o outro indicia que essa divisão de água ter-se-á extinguido a dado momento.
Os paquicefalossaurídeos, conhecidos como “lagartos de cabeça grossa” ou “lagartos de cabeça dura”, eram dinossauros bípedes e herbívoros, que podiam atingir até cerca de quatro metros de comprimento. São considerados uma espécie de cabra-montês do período Cretáceo, uma vez que viviam nas montanhas e em pequenos grupos.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário