terça-feira, 29 de novembro de 2016

IDADE DA REFORMA SOBE PARA 66 ANOS E TRÊS MESES EM 2017


 
Count_Count / Flickr
-
Os trabalhadores que se queiram reformar no próximo ano terão de ter 66 anos e três meses. No mesmo campo, os portugueses que o queiram fazer antes da idade legal contam com um corte de 13,88%.
Segundo o Diário de Notícias, a idade legal para avançar com a reforma, a partir de janeiro do próximo ano, será mais um mês do que acontece atualmente.
Ou seja, quem quiser reformar-se em 2017 terá de ter 66 anos e três meses para ter direito à reforma sem quaisquer penalizações.
No caso das reformas antecipadas, estas terão um corte de pelo menos 13,88% por causa do fator de sustentabilidade. De acordo com o DN, este corte já foi confirmado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social e é explicado pelo aumento da esperança média de vida.
Os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a esperança média de vida para os portugueses com 65 anos é de 19,31 anos, um valor acima dos 19,19 anteriormente calculados e que determinaram o agravamento face aos 13,34% que ainda vigoram este ano.
Além do corte de 13,88%, é ainda acrescentado o agravamento de 0,5% por cada mês que falte para a idade legal da reforma.
O fator de sustentabilidade começou a ser aplicado em 2008 pelo atual ministro Vieira da Silva e foi depois alterado, em 2014, pelo Governo de Passos Coelho. As alterações levaram a um agravamento dos cortes porque passou a ter-se como referência a esperança média de vida em 2000 e não em 2006, como acontecia até então.
Segundo o jornal, estas alterações fizeram com que a idade legal da reforma passasse dos 65 para os 66 anos em 2014. Este ano, já vai nos 66,2 como referido anteriormente.
O ministro, que agora voltou a controlar a pasta da Segurança Social, já fez questão de mostrar que discorda deste regime e tem intenções de alterá-lo.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário