São 85 os cabazes de Natal que a Câmara Municipal de Cantanhede oferece à Conferência de São Pedro e à Conferência do Beato Nuno de Santa Maria, da Sociedade São Vicente de Paulo, para que esta instituição proceda à sua distribuição pelas famílias carenciadas do concelho.
Esta, que tem sido uma tradição desde há vários anos, foi mais uma vez assinalada com a entrega formal pela vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, aos representantes daquela instituição de solidariedade designadamente, Camilo Boavida, Ildefonso Samelo, Sr. Coelho, Rui Branco, Vitor Rosado e Isabel Martins, durante um encontro que contou também com a presença do vereador da Ação Social, Pedro Cardoso.
Constituídos por bens de primeira necessidade e por alguns produtos que habitualmente fazem parte da consoada, os cabazes representam uma iniciativa de carácter social solidária, com a qual a edilidade pretende “proporcionar a alguns agregados familiares que enfrentam dificuldades económicas a possibilidade de viverem a noite de Natal de modo condizente com o espírito natalício que deve estar presente em todos os lares do concelho”.
Isso mesmo foi enfatizado pela vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, ao referir-se “ao alcance desta parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo, consubstanciada num apoio à sua missão neste período em que o conceito de solidariedade adquire um significado mais profundo. A conjuntura especialmente difícil que se tem vivido gera constrangimentos e limitações na generalidade das famílias, mas temos que nos lembrar particularmente daqueles que estão em situação de extrema carência, contribuindo de algum modo para que o seu Natal adquira algum do sentido e da dimensão que costumamos associar-lhe”.
Enaltecendo “o contributo das conferências vicentinas no combate à pobreza, graças à ação empenhada de cidadãos que se disponibilizam para ajudar», Helena Teodósio sublinhou “o papel importante da Sociedade de São Vicente de Paulo no apoio a famílias socialmente fragilizadas, um papel que merece o nosso reconhecimento e que de resto acentua o carácter simbólico desta campanha em que a Câmara Municipal mais uma vez faz questão de participar, a favor dos que mais precisam”.
Segundo a autarca, “vivemos um tempo que convoca todas as entidades e a sociedade civil para uma grande mobilização no combate aos problemas sociais e, sobretudo, aos fatores que estão na sua origem, desígnio que o Município vai procurar levar ainda mais longe através do reforço das parcerias com os agentes sociais no âmbito da rede social do concelho”.
O vereador da Ação Social e Solidariedade, Pedro Cardoso, sublinhou “que este é apenas um gesto que faz muita diferença na forma como esta quadra é vivida pelas famílias beneficiárias, mas não se podem esquecer as diversas ações desenvolvidas a nível social, que ao longo do ano contribuem para a erradicação da pobreza e exclusão social”.
Por seu lado, o porta-voz da Sociedade de São Vicente de Paulo, Dr. Ildefonso Samelo, agradeceu à Câmara Municipal esta colaboração que permite ajudar quem precisa, para além da ajuda, do Banco Alimentar, efetuada através de uma lista estudada das famílias que necessitam de apoio. Destacou o agradecimento à Câmara Municipal de Cantanhede, em nome dos confrades, desejando um Feliz Natal para todos”.