domingo, 18 de dezembro de 2016

SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA: DESFAÇATEZ é coisa que não lhe falta!...

SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA:
DESFAÇATEZ é coisa que não lhe falta!...

Aí sim, o senhor é um campeão!... E não estou a definir a pessoa mas, sim, as suas atitudes, a sua forma de atuação. Já agora dois significados desta palavra: descaramento, cinismo.
Vejamos, então, a “verdade” das suas afirmações.
Nunca pusemos em dúvida a desocupação da Sede que a Associação para Defesa dos Interesses da Gafanha-ADIG tinha no Mercado, tendo respondido, a 14-10-2016: “Cumpre-nos afirmar que teremos completamente disponível, em 15 de Novembro, o espaço cedido pela Junta, à ADIG, para que sejam executadas as obras para instalação dos talhos. E como é nosso lema, ficamos contentes por serem melhoradas as condições do nosso Mercado”.
Quanto ao arrazoado de V. Ex.cia, referente à sala do 1.ºA, não reclamámos nada, apenas solicitámos que “nos fosse cedido um pequeno espaço, no armazém, na zona poente do 1ºA, apenas para guardar os móveis da Sede.” Trata-se de zona de arrumos, quase desocupada, apenas com algumas cadeiras e pouco mais. E nós pretendíamos um espaço inferior a 2 m quadrados!
Quanto ao diálogo com a nossa Associação… Solicitámos uma audiência em 07-06-2016. Recorda-se de quanto tempo tinha passado desde a nossa reunião para tratar de problemas da Gafanha? 8 meses… e V. Ex.cia recusou. (mais pormenores no Link: http://adig-blog.blogspot.pt/…/06/quem-tem-medo-da-adig.html)
Novo pedido passados mais 5 meses e o Presidente aceitou… Mas não apareceu, delegou no Secretário! É verdade que nos foi referido pelo interlocutor que se encontrava doente. Não pomos em causa esse facto, e é uma razão ponderosa, mas bastava um simples E’mail a comunicar que a reunião era adiada. Já o tinha feito em outras ocasiões (em 25-09-2015 e em 04-11-2016). Aceitámos sempre as explicações e as reuniões foram remarcadas.
Portanto durante 1 ano e 1 mês sempre fugiu ao diálogo direto com uma Associação que só pretende ajudar a Autarquia a melhorar as condições dos habitantes da Gafanha da Nazaré!...
Quanto à possibilidade de podermos guardar os pertences da ADIG no Edifício Caracas, foi uma forma ardilosa de nos atirar para longe do Mercado. Com efeito, já que tínhamos o trabalho de transportá-los numa viatura, foi mais fácil aceitar a oferta dum membro dos Órgãos Sociais da Associação que disponibilizou uma sala que nos serve de Sede e onde alojámos os móveis.
E a Junta não deu qualquer indício de querer disponibilizar à ADIG, mais tarde, depois dos talhos passarem para o r/chão, uma divisão no 1.ºA.
Respondeu a esse nosso pedido, a 14-11-2016, da seguinte forma: “Após a requalificação do mercado no que aos talhos diz respeito, com a passagem destes do piso de cima para baixo, não se perspetiva a curto prazo uma nova entrega daqueles espaços a Associações. Processo concluído, levará a uma hasta pública para colocação das lojas a entidades que as pretendam explorar, depois de definidos os pressupostos dessa exploração pela Camara Municipal de Ílhavo e Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré.”
A ADIG é uma associação da Gafanha da Nazaré, que não nasceu ontem, tem 23 anos de idade. Portanto, só nos restava esta resposta ao Senhor Presidente da Junta:
“Desejamos sucesso para a hasta pública desses espaços, no 1ºA, ocupados atualmente pelos talhos, mas continuamos a pensar que uma associação da nossa Terra, que tem por lema “A Defesa dos Interesses da Gafanha”, tem direito a um espaço, que fique livre, dispensado pela Autarquia.”
E CONTINUAREMOS À ESPERA, CERTOS DE QUE A AUTARQUIA, MAIS TARDE OU MAIS CEDO, NOS FARÁ JUSTIÇA.
A ADIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário