Eu gosto muito de fotografar as estrelas. E boa parte dos fotógrafos que conheço (amadores e profissionais)também admira muito esse tipo de fotografia. As paisagens noturnas mostrando estrelas e a Via Láctea se tornaram muito famosas nos últimos anos. E não tem segredo do ponto de vista do equipamento. Você precisa de um tripé e uma câmera com controle manual total (de preferência uma reflex ou mirrorless). Coloque a câmera no tripé, use uma lente grande angular (dá até para brincar com a lente do kit), coloque ISO 1600 (comece com ele e vai aumentando conforme os resultados), diafragma aberto no máximo e 30 segundos de obturador. Pronto, é só sentar o dedo.
Porém, existe outro fator que complica muito esse tipo de foto. A iluminação proveniente dos grandes centros urbanos causa uma poluição luminosa que acaba com a beleza destas imagens. Ou seja, as melhores imagens são captadas longe dos centros urbanos, de preferência em desertos ou zonas quase desabitadas. Sabemos que nem todo mundo tem a possibilidade de se dirigir até um local destes, o que torna esse tipo de fotografia uma atividade para poucas pessoas. Mas, isso pode estar mudando.
Foi pensando nessas limitações da fotografia noturna que o fotógrafo Ian Norman do site Lonely Speck, especialista em fotografia de paisagens noturnas, colocou a mão na massa e criou um filtro fotográfico chamado de PureNight. O filtro é construído com um vidro especial que reduz a transmissão de luz de lâmpadas de vapor de sódio, principal causa da poluição visual. Ele vai ser fabricado em tamanho de 85 mm e 100 mm e encaixa em suportes de filtros quadrados. Isso faz com que o equipamento seja compatível com quase todas as lentes existentes.
O resultado é bem interessante. A maior parte da poluição é filtrada, mas ainda fica um pouco. Nada que uma boa edição de imagem não resolva. O problema é o preço da brincadeira. O PureNight de 85 mm está chegando ao mercado com o preço de US$ 219,00 enquanto o de 100 mm sai por US$ 239,00. Meio salgado se você está planejando apenas brincar com esse tipo de fotografia.
Você pode encontrar o produto a venda no site do fotógrafo, além de mais fotos demonstrativas e especificações detalhadas.
Fonte: Petapixel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário