domingo, 11 de dezembro de 2016

Município de Cantanhede distinguido como autarquia mais familiarmente responsável

Pelo oitavo ano consecutivo
O Município de Cantanhede acaba de ser mais uma vez distinguido pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis (OAFR). É o oitavo ano consecutivo que a edilidade cantanhedense obtém o estatuto de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” pela adoção de boas práticas e políticas amigas das famílias.
As respetivas insígnias foram entregues ao vereador da Educação e Ação Social, Pedro Cardoso, em 7 de dezembro, no decurso de uma cerimónia que teve lugar no Auditório da Fundação do Centro de Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, tendo estado presentes  representantes do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
A candidatura apresentada pelo Município de Cantanhede assenta em indicadores muito positivos relativamente aos parâmetros de avaliação constantes no inquérito realizado pelo OAFR, com destaque para duas vertentes de intervenção, designadamente as políticas orientadas para todas as famílias do concelho, no apoio à sua função de suporte aos seus descendentes e ascendentes, bem como ações destinadas a agregados familiares mais desfavorecidos económica e socialmente, através de ajudas específicas e personalizadas a vários níveis.
Reconhecendo o indispensável papel da família para a coesão social, o executivo camarário tem adotado ações tendentes a reforçar os fatores que contribuem para que os agregados familiares de menores recursos desempenhem a sua função de modo estruturado, saudável e funcional.
Exemplo disso mesmo é a implementação de uma política mais favorável para as famílias com o designado IMI Familiar, medida que remonta a 2014 e que em 2017 se traduz num decréscimo de 20 euros para as famílias com um dependente, 40 euros para as que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais pessoas a seu cargo.
Noutro âmbito, um estudo recente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas destaca o tarifário de abastecimento de água praticado pela empresa municipal INOVA-EM como um dos melhores no Índice de Equidade.
Dos 308 municípios avaliados, o preço da água em Cantanhede surge destacado em 1.º lugar a nível distrital e na 7.ª posição no ranking nacional, o que decorre de uma política de preços que não penaliza os maiores agregados familiares, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e portanto a situar-se em escalões com tarifário mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário