domingo, 11 de dezembro de 2016

Câmara Municipal promove Rota dos Moinhos em Congresso Nacional de Folclore

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai apresentar a Rota dos Moinhos no Congresso Nacional de Folclore, que tem lugar no próximo fim de semana, 10 e 11 de dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. O evento é organizado pela Federação do Folclore Português, em colaboração com o Conselho Técnico Regional da Alta Estremadura.

A Rota dos Moinhos será apresentada pelo Vereador da Cultura e do Turismo, Delfim Bismarck, às 17h00 de sábado, estando a intervenção inserida no painel “Abordagens Complementares ao Património Cultural”. A Rota Albergariense, composta por nove núcleos de moinhos, é um projeto turístico e de promoção do património que visa salvaguardar uma forte marca identitária do Concelho, permitindo aos visitantes conhecer melhor o território, as suas gentes, História e tradições. Desde a sua abertura em abril de 2014, a Rota dos Moinhos tem registado um crescimento gradual do número de visitantes. Em 2016, os vários moinhos foram visitados por 1576 pessoas, uma subida de cerca de 73 por cento em relação ao ano passado.

  O painel “Abordagens Complementares ao Património Cultural” inclui ainda apresentações sobre a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o Artesanato em Tranças de Palha. Os outros painéis do Congresso são “Dualidades entre o Material e o Imaterial”, “Procedimentos de Inventário e de Classificação” e “Criação de Novas Memórias assentes no Património”.

O Congresso Nacional de Folclore visa analisar e debater as relações entre as vertentes material e imaterial do património cultural, no âmbito do folclore, e confrontar as perspetivas institucionais da Federação do Folclore Português e da UNESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário